Viver

Marinho Lopes apresenta livro onde responde de forma simples às maiores questões da Física

1 mar 2018 00:00

Por que razão a Lua não cai?, Por que motivo há marés do mar? Como se determina o tamanho da Terra? E a distância da Terra ao Sol? Por que há estações do ano? Como funciona a levitação magnética?

Marinho Lopes é investigador na Universidade de Exeter

Estas e muitas outras questões são abordadas de forma simples e acessível no livro Para além dos ombros dos gigantes, de Marinho Lopes, que será apresentado no Centro de Diálogo Intercultural/antiga Igreja da Misericórdia, em Leiria, no dia 4, domingo, às 15 horas.

A obra tem prefácio do físico Carlos Fiolhais, que escreve: “o jovem físico português Marinho Lopes não só sabe bem o que é o processo científico como sente o ímpeto de o transmitir aos outros, num esforço de alargamento da cultura científica. […] Uma obra de leitura fácil que não posso deixar de recomendar a quem tenha curiosidade por assuntos de física.”

O livro será também apresentado em Lisboa, Aveiro e Coimbra.

Quem é o cientista Marinho Lopes?
Marinho Antunes Lopes nasceu em Leiria, em 1987. Desde cedo cultivou uma curiosidade multi-facetada que o fazia interessar-se tanto por História, como por Matemática. O seu primeiro contacto com a Física surgiu através de uma enciclopédia da História Universal, a qual lhe deu a conhecer parte do esforço humano para compreender o mundo em que vive.

Esta tornou-se uma questão motora que conduziu Marinho a ingressar no curso de Engenharia Física na Universidade de Aveiro. De seguida, e de forma a procurar um percurso em áreas mais teóricas, fez mestrado e doutoramento em Física na mesma instituição.

Neste momento, é investigador na Universidade de Exeter, no Reino Unido. O seu projecto pessoal “Sophia” surgiu em 2007, no qual já publicou mais de 100 artigos de divulgação científica.