Sociedade

Marinha Grande no top da transparência municipal

11 dez 2015 00:00

A Câmara da Marinha Grande ocupa o 7.º lugar no ranking nacional da transparência municipal, sendo a autarquia do distrito mais bem classificada. No top ten daquele ranking está ainda Pombal, que ocupa a 9.ª posição.

marinha-grande-no-top-da-transparencia-municipal-2666

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das 308 câmaras do País, através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus sites. Elaborado pela Transparência e Integridade Associação Cívica, o ITM analisa 76 indicadores.

De acordo com os dados referentes a 2015, além da Marinha Grande e de Pombal, também surgem bem classificados os municípios de Leiria e Porto de Mós, que ocupam a 12.ª e 14.ª posições. No pólo oposto, ou seja, mais no fundo da tabela estão Pedrógão Grande (282.º) e Óbidos (261.º). 

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização; composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo. 

Os resultados globais do ITM poderão ser consultados em http://poderlocal.transparencia.pt.