Viver

Maria João Franco. Uma sala em memória do pai e uma exposição que atravessa mais de 20 anos

10 jul 2023 15:05

Com 78 anos, a artista continua a trabalhar com regularidade. “É instintivo, é o meu modo de estar”, assinala. “É uma questão de opinião plástica”

maria-joao-franco-uma-sala-em-memoria-do-pai-e-uma-exposicao-que-atravessa-mais-de-20-anos
“Não abro mão da minha maré, não mudo, sigo o meu caminho”
Ricardo Graça

A pintora chama-lhe “mini-retrospectiva”. São aproximadamente 30 obras de Maria João Franco reunidas no BAG – Banco das Artes Galeria.

O ponto de entrada na exposição é uma sala ocupada, em exclusivo, pela instalação “Genesis”, que a artista apresenta em memória do pai, o actor, dramaturgo e animador cultural Miguel Franco [Leiria, 1918-1988].

“É um ser que está sempre em mim, que tenho sempre em mente. Não me desligo nunca das atitudes correctas e honestas do meu pai”, comenta Maria João Franco, também ela nascida em Leiria, no ano de 1945, a partir de onde construiu uma carreira no panorama artístico português, sobretudo, desde meados dos anos 80.

“Foi com ele que ouvi pela primeira vez música clássica, com cinco anos, quando entrou em casa com um gira-discos”, recorda. “Essa atitude pedagógica era típica dele”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ