Sociedade

Margarida Balseiro Lopes é a nova presidente da JSD

15 abr 2018 00:00

Jovem da Marinha Grande é a primeira mulher à frente desta estrutura

margarida-balseiro-lopes-e-a-nova-presidente-da-jsd-8515

Margarida Balseiro Lopes, de 28 anos, é a nova presidente da Juventude Social-Democrata (JSD) e a primeira mulher a liderar aquela estrutura, derrotando André Neves, segundo os resultados das eleições de hoje no 25.º Congresso dos jovens social-democratas.

Na corrida à liderança para os órgãos nacionais da JSD no mandato 2018-2020 estavam André Neves e Margarida Balseiro Lopes, ambos com 28 anos, sendo que o primeiro apoiou o actual presidente do PSD, Rui Rio, nas últimas eleições directas do partido, enquanto a nova líder da JSD não declarou apoio a nenhum candidato nesta disputa interna.

A JSD era, desde Dezembro de 2014 e até agora, liderada pelo deputado Simão Ribeiro, de 31 anos.

Na sua moção global, Balseiro Lopes apresentou como prioridade “a modernização e digitalização” da escola, propondo a substituição dos manuais tradicionais por digitais.

Na moção Conquistar Portugal, na qual a educação ocupa uma parte central, a participação dos alunos na avaliação dos professores era outra das ideias da nova líder da JSD.

Balseiro Lopes propunha alterações em todos os graus de ensino, a começar pelo pré-escolar, que quer gratuito, para já, a partir dos dois anos, mas, idealmente, logo no final da licença parental.

Para lá da educação, a nova presidente da JSD quer colocar na agenda política o tema do Rendimento Básico Incondicional (RBI), que constava de uma moção setorial defendida no último Congresso do partido pelo ex-líder da JSD Pedro Duarte e pelo comissário europeu Carlos Moedas.