Sociedade

Mais de uma centena de Sismeiros em encontro nas Colmeias

1 set 2016 00:00

Convívio está agendado para sábado, dia 3, no Parque do Troncão

mais-de-uma-centena-de-sismeiros-em-encontro-nas-colmeias-4915
Raquel de Sousa Silva

Mais de uma centena de pessoas com apelido Sismeiro (e derivação Cismeiro) participam sábado num encontro agendado para o Parque do Troncão, nas Colmeias, Leiria. A maioria dos participantes é da região, mas também os há oriundos da Argentina, Brasil, Venezuela e França.

“Por razões históricas, relacionadas com o Sismeiro mais antigo dos dois grupos familiares, o local do encontro teria de ser nas Colmeias”, refere Luís Sismeiro.

É que uma investigação realizada sobre este apelido permitiu concluir que o apelido Sismeiro começou por existir em Évora (final do século XIV e século XVII), “desaparecendo aí e voltando a aparecer nas Colmeias e em Leiria dois séculos depois”. Por outro lado, a pesquisa permitiu ainda perceber que não há “nenhum Sismeiro que não tenha relação com o grupo das Colmeias ou com o de Leiria”.

Além do encontro de sábado, foram já realizadas e divuldadas estatísticas sobre os Sismeiro/Cismeiro (354 pessoas a usarem o apelido, 55% em Portugal, 23% no Brasil e 13% em França), criado um logotipo e colocada uma entrada na Wikipédia sobre o apelido.

O evento agendado para depois de amanhã “pretende ser o ponto de partida para a criação de momentos regulares de convívio presencial entre os Sismeiro, incluindo os que, não usando o nome, são seus familiares ou descendentes. Estão incluídos neste grupo, naturalmente, todos os que usam a derivação do nome Cismeiro e que podemos encontrar na região de Santos (Brasil) e em São Tomé”, explica o promotor da inicativa.