Sociedade

Mais de 1500 profissionais de saúde foram vacinados

8 jan 2021 15:49

Cerca de 120 funcionários do Centro Hospitalar de Leiria recusaram imunização

mais-de-1500-profissionais-de-saude-foram-vacinados
Os profissionais de saúde terão ainda de levar a segunda dose da vacina para garantir a imunização
Ricardo Graça

Mais de 1500 profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que abrange os hospitais de Santo André, Distrital de Pombal e Bernardino Lopes de Oliveira (Alcobaça), e do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo fonte do CHL, nos dias 29 e 30 de Dezembro foram vacinados 579 profissionais e entre os dias 5 e 7 de Janeiro estão a ser vacinados cerca de 600 funcionários.

“Relembramos que estes profissionais pertencem aos grupos prioritários definidos no Plano de Vacinação contra a Covid-19 do CHL, ou seja, todos aqueles que prestam cuidados directos aos doentes.

Além destes, faltam vacinar cerca de 430 profissionais que prestam cuidados directos aos doentes.

“Estamos ainda a concluir o levantamento do número de profissionais que prestam estes cuidados em regime de prestação de serviços”, assegura o CHL. Dos profissionais que se enquadram neste grupo prioritário, 122 indicaram que não pretendem ser vacinados, revela ainda a mesma fonte em resposta ao JORNAL DE LEIRIA.

A vereadora do Município de Leiria, com o pelouro da Saúde, Ana Esperança, revelou também, na última reunião de executivo, que já foram vacinados 410 profissionais de saúde do ACeS Pinhal Litoral, que integra os concelhos de batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

“Está já agendada a segunda dose para os dias 25 e 26 Janeiro. Como nunca sabemos o dia em que a vacina chega, montámos uma zona no Estádio de Leiria, que está preparada para a vacinação a qualquer momento”, assegurou.

Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria, referiu também na mesma reunião que está agendada para hoje uma reunião com os lares e com a Saúde Pública, para se articular o processo de vacinação.

“Vamos também definir novas distribuições de equipamento de protecção individual para os lares e chamar a atenção para a necessidade de reforço das medidas.”

O Governo estabeleceu prioridades no acesso às vacinas, que são gratuitas e voluntárias.

Assim, na primeira fase, que se iniciou nos últimos dias do ano, começaram a ser vacinados os profissionais de saúde. Seguem-se agora os residentes em lares e em instituições similares e profissionais e internados em unidades de cuidados intensivos.

Esta fase contempla ainda o acesso à vacinação das pessoas com 50 ou mais anos, com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração, e às forças policiais.