Sociedade

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria com sete camas disponíveis

6 jan 2021 19:36

Estão ocupadas 113 das 120 camas para tratamento de doentes Covid-19

covid-19-centro-hospitalar-de-leiria-com-sete-camas-disponiveis
Administração do Centro Hospitalar de Leiria diz que há margem para libertar recursos adicionais
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou hoje que tem disponíveis sete das 120 camas para tratamento de doentes com Covid-19, admitindo suspender a actividade cirúrgica e médica programada e não urgente, para libertar recursos humanos, camas e equipamentos.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa pelas 18 horas de hoje, o CHL informa que “tem, neste momento, 120 camas para tratamento de doentes Covid-19”, sendo “90 em enfermaria, 20 nos cuidados intermédios e 10 nos cuidados intensivos”.

“Neste momento estão ocupadas 113 camas”, adianta o CHL, explicando que “está a adaptar a sua capacidade de internamento Covid-19 e tomará as medidas que forem necessárias para acorrer a este aumento de doentes Covid-19, designadamente, se for preciso, suspender actividade cirúrgica e médica programada e não urgente, de forma a libertar recursos humanos, camas e equipamentos”.

Na mesma resposta, o CHL pede aos utentes com sintomas da área respiratória para que, “antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e dirijam-se à ADR-C [área dedicada às doenças respiratórias], que em Leiria funciona no estádio municipal”, de forma a “reduzir a crescente afluência aos serviços de urgência”.

“É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória”, apela ainda o CHL.

O CHL integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.