Sociedade

Luís Bilro, o antigo capitão do Leiria que se tornou treinador

13 abr 2018 00:00

Máquina do Tempo | Desde que, há sete anos, deixou de jogar, Luís Bilro orientou três equipas, entre futebol de 11 e de praia, que o levaram à conquista de vários títulos

luis-bilro-o-antigo-capitao-do-leiria-que-se-tornou-treinador-8496

Com uma vasta carreira no futebol, jogou no Seixal FC, Sporting Clube de Portugal, Atlético CP, Olhanense e Lusitânia dos Açores, mas foi na União Desportiva de Leiria (UDL) que obteve maior destaque, ao carregar a braçadeira de capitão durante 11 anos e tornando-se numa das caras mais conhecidas da equipa da cidade do Lis.

O desporto sempre fez parte da vida de Luís Bilro, que, actualmente é treinador da Selecção Portuguesa de Futebol de Praia.

O projecto, que abraça desde Fevereiro de 2013, tem sido "aliciante", porque tem conseguido "conciliar o sucesso com a evolução da modalidade, que ainda é muito recente".

Na Selecção, é responsável pela análise, recrutamento e enquadramento de atletas "que tenham margem de grande progressão". "Jovens talentos" que podem ter um "futuro grandioso".

Como treinador, já se sagrou campeão do Mundo e da Europa, a que se juntam as conquistas da Medalha de Bronze nos Jogos Europeus de Baku, o segundo lugar no Campeonato da Europa e a distinção de comendador da Ordem do Mérito, em 2015.

"Este reconhecimento é o expoente máximo que podemos atingir", diz, avaliando o trabalho "positivo e válido" que realizou até agora. Tem uma profissão que permite conciliar o desporto coma vida familiar.

"Esta virtude" permite levar e buscar o filho à escola, "com muita regularidade". O caso, garante, seria diferente se enveredasse por uma carreira como treinador de futeb

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ