Sociedade

Literacia em saúde e equidade entre as prioridades da Estratégia Municipal de Saúde de Leiria

17 mar 2021 15:17

Documento aprovado na última reunião de executivo

literacia-em-saude-e-equidade-entre-as-prioridades-da-estrategia-municipal-de-saude-de-leiria
Estratégia Municipal de Saúde do Município de Leiria estabelece eixos prioritários
Ricardo Graça/Arquivo

A Estratégia Municipal de Saúde do Município de Leiria, documento que estabelece eixos prioritários, foi aprovada na última reunião de executivo.

“O documento estabelece como eixos prioritários a cidadania e literacia em saúde, as acessibilidades e equidade e os ambientes e contextos promotores de saúde, definindo um total de oito objevtivos estratégicos com 29 metas operacionais”, lê-se numa nota de imprensa da autarquia.

Segundo a mesma nota, a principal missão desta estratégia “passa por promover, em articulação com as entidades do Serviço Nacional de Saúde e outros parceiros sociais, a melhoria dos níveis de saúde e bem-estar” dos munícipes.

Por outro lado, vai procurar obter “o empenho de todos os leirienses no desenvolvimento de uma comunidade saudável, assente em elevados níveis de bem-estar individual, familiar e comunitário e na partilha efectiva com os cidadãos de todos os instrumentos que lhes permitam o seu envolvimento nas decisões de saúde”.

Para a elaboração do documento, que surge no âmbito da transferência de competências nesta área para as autarquias, o Município de Leiria teve como parceiros o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, o Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria, que, durante o processo, ouviram representantes de mais de 40 entidades de vários sectores sociais e ainda cerca de 1.200 pessoas que responderam a um questionário disponibilizado nos meios digitais.

No prefácio da Estratégia Municipal de Saúde, documento que será submetido ainda à Assembleia Municipal de Leiria, o presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, afirma que esta iniciativa “nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje”, dado que o contexto da pandemia de covid-19 veio mostrar “a importância do trabalho multidisciplinar e multi-institucional”.

“É nosso objetivo aprofundar a democratização do acesso à saúde, que deve ser assumido como um dos mais importantes fatores de coesão e justiça social”, acrescenta Gonçalo Lopes no prefácio, citado na nota de imprensa.