Sociedade

Lis está mais poluído na cidade do que a ribeira dos Milagres

22 abr 2021 20:30

Análises da Oikos revelam um agravamento da contaminação no troço citadino do rio.

lis-esta-mais-poluido-na-cidade-do-que-a-ribeira-dos-milagres
Ponto localizado debaixo da ponte do Arrabalde um dos valores mais elevados de contaminação por e-coli em toda a bacia do Lis
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Depois de um interregno de um ano, devido ao confinamento imposto pela pandemia, a associação ambientalista Oikos voltou ao terreno, para fazer a monitorização da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Lis.

Os resultados das análises revelam que houve um agravamento da contaminação dentro da cidade e na confluência do Lis e do Lena, junto à ponte das Mestras, antes e depois da junção dos dois. Esses três pontos registam, aliás, números muito superiores aos da ribeira dos Milagres, já eles acima dos limites legais.

Por exemplo, debaixo da ponte do Arrabalde, o ponto de monitorização dentro da cidade, foi detectado um valor de contaminação por e-coli (referente a bactérias intestinais) 13 vezes superior ao daquela ribeira.

Olhando para os resultados deste ano, o presidente da Oikos, Mário Oliveira, destaca a “manutenção de um problema complicado” no tro

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ