Viver

Leonor Teles em Leiria para sessão especial do filme Baan

12 fev 2024 10:07

A mais recente longa-metragem da realizadora é exibida no Cinema City de Leiria

leonor-teles-em-leiria-para-sessao-especial-do-filme-baan
A cineasta tornou-se conhecida com Balada de um Batráquio
DR

No site do Cinema City, a exibição da longa metragem de ficção Baan desta terça-feira, 13 de Fevereiro, em Leiria, está agendada para as 19:35 horas.

Segundo a produtora Uma Pedra no Sapato, a sessão conta com a presença da realizadora Leonor Teles.

Baan é o mais recente trabalho de Leonor Teles (também co-autora do argumento com Ágata de Pinho e Francisco Mira Godinho) e conta com interpretações de Carolina Miragaia e Meghna Lall.

“Este filme nasce do vazio que é perder uma “casa” (baan บ้ าน em tailandês): o lugar onde pertencemos e nos sentimos bem”, explica Leonor Teles na nota de intenções partilhada com a comunicação social. “Quando pensamos neste sentimento de lar, habitualmente associamo-lo a um local físico ou, talvez, a alguém. Como sobreviver a uma coisa tão simples e simultaneamente tão complexa? Ao fim das relações e não necessariamente ao fim do amor? A verdade é que o cinema lida com estas questões desde sempre”.

Baan surge de um impulso em perceber como a partilha com uma pessoa nos pode cicatrizar brutalmente aos 20 anos. E surge também do ponto-zero: como recomeçamos a partir daí, como nos comportamos quando conhecemos alguém novo, como sabemos se devemos confiar outra vez? Baan pretende explorar precisamente isso: sentimentos com os quais não conseguimos lidar; períodos da nossa vida que nos marcam e afectam para o que resta dela (ou, ingenuamente, assim o julgamos), e o que acontece depois disso, porque no final do dia todos nós já sobrevivemos ao fim”, esclarece a realizadora.

Leonor Teles realizou Balada de um Batráquio (2016), Urso de Ouro para melhor curta-metragem na Berlinale.

A sua primeira longa documental, Terra Franca (2018), ganhou o prémio SCAM no Cinéma du Réel. Seguiu-se Cães que ladram aos pássaros (2019), que teve estreia mundial na secção Orizzonti do Festival de Veneza e foi nomeada para os European Film Awards.

Leonor Teles trabalha também como directora de fotografia e colaborou com João Canijo em Mal Viver (2023), Urso de Prata em Berlim.