Viver
Lenita Gentil dá a ouvir a alma do fado em Leiria
Cantora natural da Marinha Grande no palco do TJLS

Fado, música ligeira, marchas populares. Cantou temas de Carlos Paião e Paco Bandeira, colaborou com José Cid. Nascida na Marinha Grande em 1948, Lenita Gentil apresenta-se neste sábado em Leiria e promete levar a alma do fado ao palco do Teatro José Lúcio da Silva.
Prémio Carreira na Gala do Fado realizada no ano passado no Coliseu do Porto, a cantora recebeu da Fundação Amália Rodrigues, em 2006, o galardão para melhor álbum de fado, com o disco O Outro Lado do Fado.
Lenita Gentil começou a cantar ainda criança, mas, segundo a biografia publicada no site do Museu do Fado, a estreia perante público aconteceu no Palácio de Cristal, no Porto, aos 17 anos. Também na década de 60, dá-se a primeira aparição televisiva, no programa Riso e Ritmo de Francisco Nicholson e Armando Cortês, e surgem as primeiras oportunidades para actuar fora de Portugal. Nos anos 70, experimenta o cinema e o teatro de revista. Nas últimas décadas, foi presença assídua em diversas casas de fado, como, por exemplo, o restaurante O Faia, em Lisboa.
No Teatro José Lúcio da Silva, Lenita Gentil deverá ser acompanhada por Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola) e Francisco Gaspar (baixo).