Sociedade

Leiria volta a sair à rua, este sábado, pelo direito à habitação

26 jan 2024 10:04

Organizada pelo movimento Porta a Porta, a acção realiza-se, a partir das 16 horas, na Praça da República (em frente à câmara).

leiria-volta-a-sair-a-rua-este-sabado-pelo-direito-a-habitacao
Leiria é uma das 19 cidades do País onde, este sábado, haverá concentrações pelo direito à habitação
Ricardo Graça

Está marcada para sábado, dia 27, uma nova manifestação em defesa do direito à habitação, em Leiria e em mais 18 cidades do País. No caso de Leiria, a concentração será no Largo da República (em frente a câmara), a partir das 16 horas.

Promovida pelo movimento Porta a Porta, uma das organizações que integra a plataforma nacional Casa para Viver, esta é a terceira iniciativa do género realizada no espaço de um ano.

“As dificuldades de acesso e manutenção da habitação configuram uma verdadeira emergência nacional para todos aqueles que vivem e trabalham em Portugal”, alerta a organização, que defende que este é o tempo de “agir e exigir a reversão das opções que nos trouxeram aqui”.

Entre as soluções preconizadas pelos movimentos que organizam estas manifestações está a colocação de imóveis devolutos no mercado, o aumento do parque de habitação pública e o fim do estatuto dos residentes não nabituais e das isenções fiscais para o imobiliário de luxo e fundos imobiliários.

Baixar e regular as vendas, alargando a duração dos contratos, é outra das medidas defendidas pelos movimentos, que pedem também a revisão das licenças para a actividade turística (alojamento local).

Além de Leiria, haverá manifestações em Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro, Faro, Lagos, Portimão, Albufeira, Leiria, Benavente, Coimbra, Viseu, Funchal, Covilhã, Évora, Beja, Sines, Portalegre.