Sociedade

Leiria sob aviso vermelho para agitação marítima

3 dez 2020 19:33

A precipitação poderá ser pontualmente forte, amanhã, dia 4, no norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo. 

leiria-sob-aviso-vermelho-para-agitacao-maritima
Vento e chuva nos próximos dias
Ricardo Graça/Arquivo

O distrito de Leiria vai estar na sexta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vai figurar, entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

O mau tempo surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também até sábado vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.

Em comunicado, o IPMA precisa que a depressão Dora, que está associada a uma superfície fria, vai atravessar todo o território durante o dia de sexta-feira.

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com o vento a intensificar a partir de hoje, diminuindo de intensidade nas terras altas a partir da manhã, dia 4 de Dezembro, e no litoral a partir da manhã do dia 5, com rajadas até 75 km/h na costa ocidental e até 95 km/h nas terras altas. 

Prevê-se ainda a formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, e a descida da temperatura (desconforto térmico devido ao vento forte). 

A precipitação poderá ser pontualmente forte, amanhã, dia 4, no norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.