Desporto

Leiria "está mudada" e enche a serra com 1.700 caminhantes

14 mar 2020 14:04

"Não conheço, em mais lado nenhum, uma cidade com este nível de adesão”, sublinha o vereador do Desporto

leiria-esta-mudada-e-enche-a-serra-com-1700-caminhantes
Da Nascente do Lis à Maúnça, foram cinco quilómetros sempre a subir
Paula Galito

São momentos únicos, cada vez mais raros no bulício do dia-a-dia. É dia do segundo passeio pedestre do ano e Luís Gonçalves faz-se acompanhar pela filha, pela esposa e pela mãe. Uma verdadeira reunião familiar.

Pela frente têm dez quilómetros que a organização, a cargo do Município de Leiria, diz ser de dificuldade média/alta. A subida da nascente do Lis à Maúnça “impõe algum respeito”. Não faz mal. Eles estão ali pelo convívio e para praticar actividade física, demore o tempo que demorar.

Na verdade, como esta família, muitas outras, dos oito aos 80 anos, amontoaram-se junto à igreja das Fontes. Os leirienses tornaram-se nuns verdadeiros ‘papa caminhadas’ e, por isso, não são 100, nem 500, os inscritos para cumprir a dezena de quilómetros.

Segundo as contas oficiais, à partida, na manhã deste domingo, estiveram 1.700 pessoas e as inscrições tiveram de encerrar antes do previsto. Para Luís Gonçalves, o “ambiente familiar” e o “espírito porreiro”, aliados à “excelente organização” e à possibilidade de “conhecer novos recantos do concelho”, tornaram esta iniciativa um sucesso.

“É espantoso ver a serra encher com estes caminhantes”, diz Carlos Palheira, satisfeito com a adesão “esmagadora” que a iniciativa tem vindo a ter. “Tem sido em crescendo”, explica o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria.

“Há dois anos tínhamos 400 pessoas, no ano passado 600, e este ano, em que até exigimos um registo, os números são incríveis.” No primeiro, em Amor, foram 1.300 participantes. Na Nascente do Lis, no domingo,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ