Sociedade

Leiria com bicicletas, passeios largos e mais zonas de lazer para enfrentar a Covid-19

25 jun 2020 15:02

Município avança com projecto para renovar cidade até 2021

leiria-com-bicicletas-passeios-largos-e-mais-zonas-de-lazer-para-enfrentar-a-covid-19
O Município de Leiria pretende adoptar um modelo idêntico ao usado em grandes cidades como este exemplo do Porto
DR

São intervenções minuciosas, práticas e para serem implementadas num ano. A cidade de Leiria vai ser renovada e preparada para enfrentar esta nova fase da pandemia da Covid-19, com a criação de corredores para bicicletas, passeios mais largos, mais espaços pedonais e mais zonas de lazer, numa aposta num urbanismo táctico.

O Município de Leiria apresentou o programa Renovar Leiria, que integra um conjunto de 19 acções que serão desenvolvidas num curto espaço de tempo.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara, explica que este conjunto de medidas é a continuidade dos programas de emergência lançados pela autarquia quando a pandemia se instalou no País.

“Nesta fase, estamos a pensar um pouco mais à frente. Temos de preparar a cidade para conviver durante os próximos tempos com o vírus entre nós. Se queremos ter pessoas a trabalhar e a viver na cidade temos de rapidamente mudá-la, para que ela possa conviver com o novo coronavírus.”

Referindo que estas medidas “vão ao encontro de algumas sugestões apontadas no Plano de Acção do Gabinete Económico e Social”, o programa assenta em quatro eixos principais: mobilidade, espaços públicos, ambiente e energia e segurança, que procuram respostas para serem implementadas até 2021.

“Nada disto é diferente daquilo que é a nossa ideia de cidade.”

“A mobilidade sofreu uma grande mudança. As pessoas ainda têm medo de andar no transporte público. A circulação a pé e de bicicleta, se já era importante, passa a ser mais ainda, daí uma grande aposta na bicicleta eléctrica”, explicou Gonçalo Lopes.

Expansão da rede de ciclovias

Entre o estádio municipal e o hospital de Leiria serão criados corredores de circulação de bicicletas, sendo usado uma parte do percurso Polis. O piso da Avenida Heróis de Angola e Rua de Tomar sofrerá a remodelação do asfalto e será pintado com a indicação de faixa para bicicletas. Nas outras zonas de calçada, o percurso será assinalado com sinaléctica vertical.

Partilha de bicicletas

Será criada uma plataforma que permita a partilha de bicicletas, onde o utilizador pode pegar no veículo numa zona da cidade e deixá-lo noutra. Serão instaladas estações para recolha/entrega de bicicletas e operacionalização do respectivo sistema de gest&at

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ

Veja Também