Covid-19

Covid-19: há 12 casos novos no distrito de Leiria e mais 5 recuperados desde ontem. Seis concelhos com alterações

25 jun 2020 12:03

Novos casos no concelho de Porto de Mós, na mesma família, segundo fonte do Município, estão ligados ao surto do lar de Aljubarrota.

covid-19-ha-12-casos-novos-no-distrito-de-leiria-e-mais-5-recuperados-desde-ontem-seis-concelhos-com-alteracoes
Porto de Mós regista o maior número de novos casos no distrito de Leiria nas últimas 24 horas
Ricardo Graça/Arquivo

O número de infectados activos pelo novo coronavírus, ou seja, que continuam doentes, subiu desde ontem no distrito de Leiria. O acumulado de diagnósticos desde o início da pandemia também, mas há novos recuperados e o total de óbitos relacionados com a Covid-19 não sofreu alteração nas últimas 24 horas nos 16 concelhos, indica o boletim desta quinta-feira, 25 de Junho, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Protecção Civil de Leiria, actualizado hoje às 00:05 horas.

Novos casos
12 nas últimas 24 horas, segundo o CDOS, assim distribuídos: 4 novos casos em Porto de Mós, 3 em Peniche, 2 em Leiria, 2 no Bombarral e 1 em Pombal. Os 4 novos casos no concelho de Porto de Mós, na mesma família, segundo fonte do Município, estão ligados ao surto do lar de idosos em Aljubarrota, concelho de Alcobaça.

Activos
Há 220 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no distrito de Leiria que continuam a ser consideradas casos activos de Covid-19, ou seja, continuam doentes. São mais 7 do que ontem, um aumento de 3,28%. A maioria está ligada aos concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche.

Recuperados
No boletim divulgado hoje pela Protecção Civil do distrito de Leiria constam 328 recuperados, mais 5 do que ontem, um acréscimo de 1,54%. Estas pessoas tiveram Covid-19 mas encontram-se curadas, de acordo com as autoridades de saúde.

Óbitos
Somam-se 33 óbitos no distrito de Leiria relacionados com a Covid-19, sem alteração nas últimas 48 horas, refere o CDOS.

Diagnósticos desde sempre
O número de casos confirmados de Covid-19 no distrito de Leiria (incluindo activos, curados e óbitos) é agora de 581, mais 12 do que ontem, uma subida de 2,11%.

Fonte: CDOS Leiria

Por concelhos

Alcobaça tem 55 doentes activos de Covid-19, os mesmos de ontem. De acordo com o CDOS, também o número de recuperados (45), óbitos (5) e casos (105) se manteve inalterado.

Alvaiázere, sem doentes activos, é outro concelho onde a situação não mudou nas últimas 24 horas: 27 casos, 22 recuperados, 5 óbitos.

Ansião também sem alterações: 9 casos, 7 recuperados, serão 2 os doentes activos, já que não há notícia de óbitos. Por razões de confidencialidade e protecção de dados, a DGS – Direcção Geral da Saúde e o CDOS não disponibilizam informação desagregada quando o número no concelho é inferior a três.

Tudo igual na Batalha: zero doentes activos, zero mortes, 8 casos e 8 recuperados.

Bombarral tem 2 casos novos e mais 1 recuperado, sobe para 31 casos e 8 recuperados. De acordo com o relatório da comunidade de municípios do Oeste (Cim Oeste) há 1 óbito no concelho, portanto, 22 pessoas continuam doentes com Covid-19.

Caldas da Rainha sem alterações desde ontem no boletim da Protecção Civil de Leiria: 98 casos, 33 curados, 3 óbitos, ou seja, 62 doentes activos. Mas, a Cim Oeste e o Município de Caldas da Rainha divulgam já 4 óbitos e 45 curados, além de 50 casos activos.

Castanheira de Pera é o concelho menos afectado. Não terá doentes activos. Há 1 recuperado declarado oficialmente, que será o único caso registado até à data. Conforme referido anteriormete, por razões de confidencialidade e protecção de dados, a DGS – Direcção Geral da Saúde e o CDOS não disponibilizam informação desagregada quando o número no concelho é inferior a três.

O mesmo vale para Figueiró dos Vinhos, sem alterações desde ontem: 7 casos que incluem 6 recuperados.

Leiria tem 2 novos casos e 2 novos curados, o que significa que o total de pessoas que estão doentes com Covid-19 é igual ao de ontem. De acordo com a Protecção Civil de Leiria, que não faz referência a óbitos no concelho de Leiria, registaram-se desde o início da pandemia 112 casos de infecção pelo novo coronavírus no concelho e 90 já recuperaram.

Marinha Grande com a mesma situação do boletim anterior: 19 casos, dos quais 16 estão curados.

Nazaré regista 1 novo recuperado, passa para 5 casos e 2 recuperados. De acordo com a Cim Oeste e o Município, há 2 óbitos no concelho, logo, 1 caso activo de infecção pelo novo coronavírus.

Óbidos sem mudanças: 13 casos, 3 recuperados, 10 pessoas continuam doentes.

Pedrógão Grande não tem casos activos de Covid-19 e mantém os mesmos números há vários dias: 4 casos, 4 curados.

Peniche, nas últimas 24 horas, regista 3 novos casos. São agora 41 diagnósticos, dos quais 13 estão recuperados. A Cim Oeste indica 3 óbitos. Haverá, então, 25 doentes activos no concelho.

Pombal tem 1 novo caso e 1 novo curado, desde ontem. Com 10 óbitos até à data, há 13 infectados pelo novo coronavírus que continuam doentes.

Porto de Mós regista o maior número de novos casos no distrito de Leiria desde ontem: mais 4. Passa para 17 casos registados desde o início da pandemia, dos quais 9 estão curados. Há registo de 1 óbito, confirmado pelo município. Ou seja, existem 7 doentes de Covid-19 no concelho. Os 4 novos casos no concelho de Porto de Mós, na mesma família, segundo Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal local, estão ligados ao surto do lar de idosos em Aljubarrota, concelho de Alcobaça, onde trabalha um das pessoas da família de Porto de Mós, que já tinha sido mandada para casa.