Viver

Leiria com 460 actividades de cultura até ao fim do ano e um novo projecto para dinamizar o Castelo

1 jul 2022 16:30

Projecto Ágora vai levar música, artes performativas e iniciativas para famílias ao Castelo, num segundo semestre com 460 actividades na agenda cultural de Leiria

leiria-com-460-actividades-de-cultura-ate-ao-fim-do-ano-e-um-novo-projecto-para-dinamizar-o-castelo
A vereadora Anabela Graça apresentou a nova agenda cultural
Jornal de Leiria

Até ao final do ano, estão previstas no concelho de Leiria 460 actividades, anunciou hoje o município na apresentação da agenda cultural de Julho a Dezembro, uma edição com 7.500 exemplares.

No formato digital, será enviada para o endereço de correio electrónico de 13 mil munícipes, também esta sexta-feira.

Uma das novidades que sobressaem no segundo semestre de 2022 em Leiria é o projecto Ágora, com curadoria de Gui Garrido, que vai levar música, artes performativas, conversas e actividades para crianças, jovens e famílias ao Castelo de Leiria, durante quatro fins-de-semana.

O espectáculo Antiprincesas, de Cláudia Gaiolas, que destaca “mulheres extraordinárias” como a pintora Frida Kahlo ou a escritora Clarice Lispector, é um dos eventos do Ágora já confirmados.

De Julho a Agosto, os Sabores do Castelo são um espaço para a recriação de gastronomia de inspiração medieval com base nas tradições de Leiria.

Outra novidade da segunda metade do ano em Leiria é o arranque de um novo ciclo de conversas moderadas pelo jornalista Luís Osório.

A agenda cultural lançada hoje inclui espaços em branco que os utilizadores podem preencher com notas ou actualizações.

Está construída “em torno da literatura” e de “autores de Leiria ou que passaram por Leiria”, como é o caso de Afonso Lopes Vieira, Acácio de Paiva ou Miguel Torga, explicou a vereadora Anabela Graça durante a apresentação na ludoteca municipal.

No final, o actor Fernando José Rodrigues interpretou Eça de Queirós num breve momento teatral que serviu também para divulgar os roteiros literários que estão a decorrer na cidade até Novembro.

Segundo Anabela Graça, a extensão, a qualidade e a diversidade da oferta revelam que “a força da cultura” em Leiria “está essencialmente nos agentes culturais e no associativismo”.

O Castelo de Leiria “é um dos espaços de referência” na agenda de Julho a Dezembro, embora, durante o Verão, também a Praia do Pedrógão vá receber variadas acções, nomeadamente, através da biblioteca de praia.

O regresso em força dos festivais de folclore e das festas de aldeia após dois anos de pandemia encontra-se reflectido na programação, que é descentralizada e se estende da sede de concelho às freguesias.

Nos eventos de maior dimensão, destacam-se o Leiria Medieval, o Extramuralhas, o Acaso, o Criajazz, o Leiria Sobre Rodas, o Prove Leiria e o Ficas, iniciativa que leva as filarmónicas do concelho a actuar no Castelo.

Outras actividades anunciadas incluem cinema ao ar livre, jazz no centro histórico e o mês Leiria Cidade Natal.

O director da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco, Daniel Bernardes, destacou as conversas sobre rock com moderação de Rita Nabais, os encontros internacionais de música para sopros e as comemorações do centenário de Saramago, que abrangem música original encomendada localmente e uma nova criação para musicar o poema A Maior Flor do Mundo.

Na cultura popular, o consultor Adélio Amaro anunciou as segundas jornadas internacionais de etnografia em Monte Real, com a participação de universidades portuguesas e estrangeiras, e o nono desfile do traje, este ano focado na olaria.

José Pires, director do Teatro José Lúcio da Silva, revelou que o equipamento é desde hoje um dos oito, a nível nacional, que fazem parte da rede de teatros mais acessíveis no país, o que se reflecte na programação, com vários espectáculos inclusivos até ao final do ano.

Pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Vítor Santos adiantou que um dos escritores que vão estar a conversar com leitores em Leiria é Rodrigo Guedes de Carvalho.

A agenda cultural de Leiria é produzida com meios próprios da câmara municipal.