Viver

Leirena | 2019 com Teatro na Prisão e internacionalização

7 fev 2019 00:00

Descentralização e internacionalização são os objectivos traçados pelo Leirena Teatro, para 2019.

leirena-2019-com-teatro-na-prisao-e-internacionalizacao-9831
Jacinto Silva Duro

 A intenção foi revelada pelo director artístico da companhia teatral de Leiria, na sexta-feira, durante a apresentação da programação anual.

Frédéric da Cruz referiu que o primeiro objectivo será concretizado levando o Leirena aos concelhos vizinhos, e que o segundo estará assente em dois projectos: Colmeia, que aposta em parcerias com colectividades locais das cidades Capitais Europeias da Cultura, e A Paz, peça baseada em Aristófanes, que, para já, será levada a Mérida (Espanha).

Ao longo do ano, o Leirena irá apresentar o espectáculo Oink!, inspirado n’Os Três Porquinhos, que aborda as alterações climáticas, fará visitas guiadas ao Teatro José Lúcio da Silva e iniciará a montagem de Potro de Negra Crina ao Vento, nova peça da trupe.

Na calendarização do grupo estão marcados o Festival Novos Ventos, em Leiria, e o V Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós.

O Leirena irá ainda, a convite da SAMP, criar uma peça com os jovens da “prisão-escola” de Leiria e aprofundar parcerias com a OASIS, APPDA e APPC, no âmbito do teatro inclusivo.