Sociedade

Lago do Parque da Cerca da Marinha Grande vandalizado por desconhecidos

24 set 2015 00:00

A Câmara Municipal da Marinha Grande emitiu um comunicado a dar conta de actos de vandalismo perpetrados no lago do Parque da Cerca, na madrugada de quarta-feira, 23 de Setembro

Jacinto Silva Duro

O espelho de água foi vandalizado, através da abertura das comportas e o consequente esvaziamento do tanque. A Câmara Municipal desconhece os autores deste ato de vandalismo, apelando à população que esteja sempre vigilante e denuncie estes casos quando testemunhados.

No documento, a autarquia lamenta ainda e reprova esta situação “reveladora da falta de civismo de quem a praticou, com o aparente intuito de provocar danos ao património público”.

Os cadeados foram rebentados e as comportas abertas, levando ao despejo quase completo da água do lago e dos peixes lá existentes pela Ribeira das Bernardas.

Neste momento, a edilidade refere que não é ainda possível quantificar as despesas financeiras para o Município, mas são inquestionáveis os prejuízos ambientais, quer pela perda da água do lago, quer pela fuga ou eventual morte de peixes.

Para resolver a situação está-se a proceder à reparação das comportas e ao enchimento do lago, que deverá atingir o anterior nível de água no final da semana.

Esta é a segunda vez que ocorre esta situação no lago do Parque da Cerca, em três anos.