Desporto

Juventude Vidigalense é campeã nacional em sub-18 masculinos

21 jun 2023 12:06

Clube de Leiria sagrou-se ainda vice-campeão nacional em femininos, nos 74.º Campeonatos Nacionais de Sub-18 ao Ar Livre

juventude-vidigalense-e-campea-nacional-em-sub-18-masculinos
Campeonatos decorreram no último fim-de-semana, em Sobreda, no concelho de Almada
JV

A Juventude Vidigalense (JV) esteve em grande destaque nos 74.° Campeonatos Nacionais de Sub-18 ao Ar Livre, ao sagrar-se campeã nacional em masculinos e vice- campeã nacional em femininos. Os campeonatos decorreram no último fim-de-semana, em Sobreda, no concelho de Almada, organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A equipa masculina do clube de Leiria revalidou o título de campeão nacional com 192 pontos, deixando o Sporting Clube de Portugal a 50 pontos e o Clube de Atletismo do Porto na terceira posição, com 42 pontos.

Já a equipa feminina da JV sagrou- se vice-campeã com 127,5 pontos, apenas superada pelo Sporting CP com 199 pontos. Em terceiro lugar ficou o CF Oliveira do Douro, com 93 pontos.

Dos clubes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), além da JV, participaram ainda nos campeonatos o Atlético Clube da Batalha (ACB), ACDR Arneirense, Clube de Atletismo de Marinha Grande (CAMG), Clube de Atletismo Mónica Rosa (CAMR), Clube de Atletismo da Nazaré (CANAZ), Grupo de Atletismo da Caranguejeira, Grupo Desportivo de Pedreiras (GDP) e Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP).

No total, além dos dois títulos colectivos conquistados pela JV, foram ainda alcançadas 21 medalhas pelos clubes da ADAL.

Os atletas que se sagraram campeões nacionais foram: Denis Hrabar (JV), no lançamento do peso, e no decatlo, que se tinha disputado em Beja; Nuno Cordeiro (JV), nos 800 metros; Eduardo Camarate (JV), nos 5000 metros marcha; e a equipa da JV nas estafetas 4x100 metros e medley, em masculinos.

Sagraram-se vice-campeões nacionais, Luca Cruz (JV), no salto com vara, Marta Carriço (ACDR Arneirense), no salto em comprimento, Katerina Quinn (JV), nos 100 metros, Beatriz Silva (CAMR), no lançamento do dardo, Isa Ferreira (GDP), nos 5000 metros, Denis Hrabar (JV), nos 110 metros barreiras, e a equipa feminina do CAMG na estafeta 4x100 metros.

Subiram ainda ao pódio, na terceira posição, Rita Oliveira (CANAZ), no lançamento do disco, Bernardo Ferreira (NDAP), nos 300 metros, Rafael Morgado (JV), no salto com vara, Nuno Cordeiro (JV), nos 1500 metros, Carlota Ferreira (JV), nos 2000 metros obstáculos, Rodrigo Esteves (GDP), no lançamento do martelo, Daniela Taralunga (JV), no salto com vara, e Rafael Morgado (JV), no lançamento do dardo.

Dos clubes da ADAL, a nível colectivo, em masculinos, a JV assegurou o 1.º lugar, seguindo-se o NDAP em 6.º, o GDP em 11.º e o CANAZ em 34.º.

Já em femininos, além da JV que ficou em 2.º lugar, o ACB ficou em 18.º, o CAMG em 19.º, ACDRA em 25.º, GDP em 26.º, CANAZ em 27.º, e CAMR em 38.º.