Sociedade

João Vasconcelos deixa organização do Congresso do PS

26 abr 2018 00:00

O socialista alega “motivos pessoais” e será substituído por Manuel Lage.

joao-vasconcelos-deixa-organizacao-do-congresso-do-ps-8586

Ex-secretário de Estado da Indústria, natural de Leiria, João Vasconcelos deixou a presidência da Comissão da Organização do Congresso (COC) do PS, que irá decorrer na Batalha, entre 25 e 27 de Maio. Será substituído por Manuel Lage, que era o "número dois" da equipa até agora liderada pelo antigo governante.

Em declarações à agência Lusa, João Vasconcelos assegurou que a saída se deve "exclusivamente a motivos pessoais". "Na minha decisão não houve nenhum motivo de ordem política", acentuou o ex-secretário de Estado.

Esta mudança na estrutura dirigente da COC do PS acontece a duas semanas da realização de eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, que, tal como em 2016, serão disputadas entre o actual líder e primeiro-ministro, António Costa, e o dirigente Daniel Adrião, de Alcobaça.

Daniel Adrião formalizou a sua candidatura esta terça-feira, apresentando-se a votos com uma moção intitulada Reinventar Portugal, onde defende a realização de eleições primárias abertas a simpatizantes nas escolhas do líder partidário, dos presidentes de federações socialistas, dos candidatos a deputados e eurodeputados, bem como de candidatos a órgãos autárquicos.