Sociedade

Já é possível visitar as Grutas da Moeda sem guias

13 ago 2023 11:00

O projecto-piloto do áudio-guia iniciou em Julho de 2022 e, após algumas melhorias, em Janeiro de 2023 entrou em pleno funcionamento.

ja-e-possivel-visitar-as-grutas-da-moeda-sem-guias
As Grutas da Moeda têm à disposição uma joelette para pessoas sem mobilidade ou mobilidade reduzida
Grutas da Moeda

Se até 2022 apenas era possível visitar as Grutas da Moeda, na freguesia de São Mamede, acompanhado por um guia, desde o início deste ano já é possível fazer uma visita de forma totalmente autónoma, graças à implementação de um áudio-guia.

“Este sistema não obriga à instalação de uma app, nem é necessário utilizar auscultadores. Basta os visitantes ligarem-se à nossa internet, lerem os vários códigos QRCode e percorrem as grutas ao ritmo pretendido. Cada visitante pode passar o tempo que quiser neste monumento natural”, explica Danilo Guimarães, responsável pelas visitas guiadas e desenvolvimento de conteúdos nas Grutas da Moeda, adiantando que o áudio-guia está disponível em vários idiomas.

As locuções de cada idioma foram feitas por pessoas dos próprios países, para permitir aos visitantes “sentirem-se em casa”.

O projecto-piloto do áudio-guia iniciou em Julho de 2022 e, após algumas melhorias, em Janeiro de 2023 entrou em pleno funcionamento.

“Já era necessário uma ferramenta deste género. O feedback tem sido muito positivo”, revela Danilo Guimarães.

Cada visitante pode escolher entre realizar a visita com um guia das Grutas da Moeda ou visitar o monumento de forma totalmente autónoma, não existindo qualquer variação no preço.

As Grutas da Moeda são o segundo monumento mais visitado do concelho da Batalha e este ano tem sido “excepcional” e “melhor” que 2022, ano em que registaram um total de 98 mil visitantes.

Os portugueses são os principais visitantes, seguindo-se os espanhóis, brasileiros, russos, alemães, chegando a passar pelo monumento 75 nacionalidades.

Sobre o impacto da Jornada Mundial da Juventude, Danilo Guimarães reconhece ter sido “muito grande”. “Tivemos muitos jovens a visitar-nos. Houve alturas que tínhamos 200 e 300 jovens a chegar ao mesmo tempo, sem esquecer os emigrantes, os turistas e os veraneantes”, refere o responsável, acrescentando que este maior fluxo de visitantes levou à contratação de mais colaboradores, por forma a “dar resposta a tudo”.

Descobertas em 1971, as Grutas da Moeda recebem também, durante o ano, visitas de grupos escolares. “O número de escolas tem vindo a crescer de forma significativa. Durante o período da pandemia registou-se uma quebra natural e, este ano, as escolas acabaram por trazer grupos maiores de alunos, para compensar esse período em que não puderam realizar as visitas”, explica Danilo Guimarães, que destaca ainda a existência de um livro, publicado há 10 anos, com as actividades das Grutas, adequadas aos conteúdos programáticos das escolas.

A equipa das Grutas da Moeda tem ainda uma especial atenção à inclusão, onde além de disponibilizar uma joelette – cadeira todo-o-terreno inclusiva e adaptada a pessoas com mobilidade reduzida -, tem ainda à disposição no site uma visita virtual 360º para todos os que não podem sair de casa e deslocar-se ao monumento.