Economia

Inovadoras Cotec do distrito facturam mais de 300 milhões

3 set 2021 11:24

Estatuto reconhece os padrões de solidez financeira, as competências de inovação e o desempenho económico.

inovadoras-cotec-do-distrito-facturam-mais-de-300-milhoes
GLNPlast é uma das empresas com o estatuto
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Quarenta e duas empresas do distrito de Leiria foram distinguidas com o estatuto Inovadora Cotec, que reconhece os padrões de solidez financeira, as competências de inovação e o desempenho económico.

No seu conjunto, estas empresas empregavam em 2019 (ano a que reportam os dados analisados) 3150 trabalhadores. Facturaram 332 milhões de euros, o que dá uma média de quase oito milhões por empresa.

As exportações somaram nesse ano 149,6 milhões de euros, ou seja, uma média de 3,5 milhões por empresa, de acordo com os dados facultados pela Cotec ao JORNAL DE LEIRIA.

A Cotec recebeu 890 candidaturas elegíveis e atribuiu 566 estatutos. As 42 empresas do distrito distinguidas estão sediadas nos concelhos da Marinha Grande (15), Leiria (14), Pombal (4), Alcobaça (3), Óbidos (2), Batalha (2) e Porto de Mós (2).

São elas: A.E.S Advanced Engineering Solutions; Aldeia; Artebel; Bakermix; Barros & Moreira; Cadsolid; Carfi; Distrim2; DRT Rapid; Edilásio Carreira da Silva; Egeo Solventes; Erofio Moldes; Espaço Libris; Famolde; GLNPlast; HRV Equipamentos de Processo; Iber-Oleff; inCentea; Intermolde; Isicom; Jomazé; Marfilpe; Normax; Optilink; Pastceram; PCTS Intelligent Spaces; Plasdan; Plastidom; PRF; Ribermold; Sociedade Industrial de Britagem; Sirplast; Sival Gessos; Solancis; Tecmic; Tecnocanto; Teracad; Rosários Quatro; Vera Navis Ship Design; Vidrimolde; Weadd; Yudo.

O estatuto Inovadora Cotec resultou de uma parceria entre esta associação e o sector financeiro e tem como objectivo “distinguir as empresas inovadoras e com contas sólidas a obter financiamento junto da banca”, lê-se no site da Cotec.

“Ao melhorar a informação sobre as empresas inovadoras, o novo estatuto visa assim tornar mais eficiente a avaliação do risco de crédito e assegurar vantagens na relação das empresas com o sector financeiro através de melhores condições de financiamento”.

Em comunicado divulgado aquando do lançamento da iniciativa, Isabel Furtado, presidente da instituição, explicava que “as Inovadoras Cotec são empresas que pela aplicação de competências e recursos aos processos de inovação atingem um compromisso superior entre o risco, o crescimento, a rentabilidade e a sustentabilidade”.

Qualquer empresa que opere em território nacional com actividades de I&D&i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) e possua um elevado nível de solidez financeira pode candidatar-se ao estatuto.