Viver

Inês Apenas e Alex D'Alva lançam nova versão de ‘Fim do Mundo’

19 jul 2023 14:11

O tema levado pela leiriense ao Festival da Canção 2023 foi re-editado, conjugando “ritmos reggaeton com a estética original da canção”

Inês Apenas participou este ano no Festival da Canção
Inês Apenas participou este ano no Festival da Canção
Luís S. Tavares
Alex D'Alva
Alex D'Alva
Pedro Mkk

A cantora, compositora e pianista Inês Apenas acaba de editar uma nova versão do tema ‘Fim do Mundo’, levado pela leiriense ao Festival da Canção 2023.

A música, que está agora “pronta para as pistas de dança neste verão”, foi re-editada por Alex D’Alva.

"Foi impossível ficar indiferente a este re-edit do Alex D'Alva, que conjuga muito bem ritmos reggaeton com a estética original da canção. Confesso que fiquei viciada desde o primeiro dia em que ouvi e é muito bonito ver uma pessoa que admiro imenso artisticamente fazer uma versão duma música que compus", afirma Inês Apenas, citada numa nota de imprensa.

Segundo Alex D'Alva, a parceria aconteceu de forma espontânea. “Já nos bastidores da semi-final [do Festival da Canção], quando fui dar os parabéns à Inês e à sua equipa pelo brilhante trabalho, ela confidenciou que tinha um protótipo para uma versão brega funk do 'Fim do Mundo' e despertou a minha curiosidade e um sorriso.”

O músico explica que, mais tarde, foi “desafiado pela Sara Soares (Cest Fantastique) d’ O Baile Todo a integrar esse protótipo no DJ Set no Festival A Porta, em Leiria”. “Inspirei-me nas festas Digital Destiny onde podemos dançar ao som dos re-edits da DJ e produtora Von Di, afastei-me um pouco dos signos sónicos do brega funk e direcionei o 'Fim do Mundo' para o universo do Reggaeton e do Global Bass", conta Alex D'Alva, citado no mesmo documento.

O artista acrescenta que “esta nova visão preserva os elementos envolventes e etéreos da versão original, mas também leva o tema para outros territórios, que desafiam as nossas noções de presença e ausência de classe na música que ouvimos diariamente. Após experienciar a energia efusiva que este re-edit despertou na pista de dança d'A Porta, concordámos que deveríamos partilhar esta versão com toda a gente”.