Economia

Indústria depois da pandemia: aprender com os erros para nos tornarmos mais resilientes

25 mai 2020 10:31

A pandemia pôs a nu a dependência de Portugal face ao exterior em alguns produtos, mas também mostrou a capacidade de muitas empresas de rapidamente passarem a produzi-los. Resposta pontual a situação de crise ou início de uma tendência de mudança?

industria-depois-da-pandemia-aprender-com-os-erros-para-nos-tornarmos-mais-resilientes
“Há empresas e sectores industriais que só existem porque existe a liberdade de vender no mundo global. A indústria portuguesa de moldes é disso exemplo"
DR
Raquel de Sousa Silva

Com a pandemia e a consequente falta de equipamentos de protecção individual, que Portugal importava quase na totalidade, muitas empresas da região rapidamente reconverteram a sua produção e passaram a fabricar esses artigos. Impõe-se uma reflexão em torno da dependência que temos de alguns países? O JORNAL DE LEIRIA ouviu sobre este assunto empresários e um investigador na área da estratégia empresarial.

“Sim, esta reflexão já existia, no entanto parecia uma causa perdida”, diz Pedro Colaço. “A pandemia veio demonstrar que vivemos numa perigosa dependência em vários graus e que seria prudente pensarmos que devemos estrategicamente conservar produções que nos podem vir a ser essenciais”, entende o director-geral da KLC, empresa da Marinha Grande que produz componentes para a indústria automóvel.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ