Sociedade

Incêndio em Castanheira de Pera obriga a evacuar Praia das Rocas (Em actualização)

9 ago 2016 00:00

Suspeito de atear incêndio já foi detido pelas autoridades

incendio-em-castanheira-de-pera-obriga-a-evacuar-praia-das-rocas-em-actualizacao-4773

O incêndio na localidade de Ameal, em Castanheira de Pera, obrigou à evacuação na Praia das Rocas e está a ameaçar algumas habitações, confirmou Sérgio Gomes, responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro ao Jornal de Leiria. 

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, explicou ao Jornal de Leiria que “foi necessária a evacuação da Praia das Rocas para a movimentação de meios para aquele local”. 

O autarca referiu ainda que várias casas têm estado ameaçadas pelas chamas. “A minha própria casa já esteve em risco. Durante a madrugada e há pouco também houve habitações ameaçadas, mas, felizmente, tem sido sempre possível controlar o incêndio. Não tenho conhecimento, até ao momento, de alguma casa ardida”, acrescentou. 

Fernando Lopes evidenciou ainda que no local “há muito calor e vento” e “várias frentes activas”. “É um pandemónio."

O incêndio já esteve em fase de resolução, mas encontra-se de novo activo e ameaça habitações. Segundo a página da Protecção Civil, às 17:40 horas, o fogo estava a ser combatido, por 168 operacionais, 50 meios terrestres e um meio aéreo. 

Durante a manhã, a Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem, em colaboração com a GNR do concelho, por suspeita de ter ateado, na noite de segunda-feira, o incêndio florestal que está a lavrar em Castanheira de Pera.  

O suspeito terá lançado o fogo, com recurso a chama directa, pelas 23:55 de segunda-feira, 08 de agosto.  

O detido, com 67 anos, casado e reformado, “vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório” e “aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas”, refere a mesma nota.

 

(Actualizado às 18:30 horas)