Sociedade

Cuétara, Sumol+Compal e Gaspar & Costa e personalidades distinguidas no Dia do Município de Pombal

10 nov 2023 09:32

Dinossauros e paleontólogo amador João Faria reconhecidos por mural em mosaico

iber-oleff-cuetara-sumolcompal-e-gaspar-and-costa-e-personalidades-distinguidas-no-dia-do-municipio-de-pombal
Os dinossauros e o amor de João Faria por eles e pelo passado do concelho estarão em destaque no Dia do Município de Pombal
Fotografia: Facebook Município de Pombal

Pombal celebra amanhã, dia 11, o Dia do Município, com um programa de actividades específico que iniciará com o hastear das bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma Eucaristia em honra de São Martinho, na Igreja de Nossa Senhora do Cardal. 

O dia será marcado por uma sessão solene de atribuição de condecorações municipais a cidadãos, instituições e empresas, que acontecerá após o baptismo de novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal e do acolhimento a “polícias de Pombal em fim de missão”, pelas 11 horas, no Teatro-Cine de Pombal.

A Sessão Solene comemorativa do Dia do Município será marcada pelo "reconhecimento a personalidades e entidades que têm contribuído para o desenvolvimento e afirmação do concelho nos diversos domínios de acção, e fazer de Pombal um município de excelência", explica uma nota do município.

A Medalha de Honra (ouro) será atribuída ao co-fundador do Grupo Iberomoldes, Joaquim Menezes, presidente do Conselho de Administração da Iber-Oleff, que foi das primeiras empresas a instalar-se, há 30 anos, no Parque Industrial Manuel da Mota.

Actualmente é uma das maiores empregadoras privadas do concelho de Pombal, dando trabalho a cerca de 470 pessoas, e alcançando um volume de negócios, em 2022, de 30,6 milhões de euros.

A empresa exporta 64% daquilo que produz, tendo como principais mercados Espanha, Alemanha, Áustria, Hungria e Itália.

Entre os distinguidos, estão ainda os antigos presidentes da Assembleia Municipal de Pombal, António Rocha Quaresma e José Grilo Gonçalves, que receberão a Medalha de Mérito Municipal (ouro).

A Medalha de Mérito Municipal Empresarial (ouro) irá para as empresas Cuétara, Sumol+Compal, Gaspar & Costa e Óptica Lourenço.

O Coro Municipal Marquês de Pombal será distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Cultural (prata) pelos seus 25 anos de existência, e o Clube de Cicloturismo de Pombal e a Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circun- vizinhas, receberão a Medalha de Mérito Municipal Associativo (prata).

A Câmara Municipal de Pombal atribuirá ainda a Medalha Municipal de Valor Desportivo (prata), ao atleta de ciclismo Gonçalo Santos.

As celebrações do Dia do Município continuam às 16 horas, com a apresentação de um mural alusivo à descoberta de dinossauros no território, da autoria de Jonnathan Zapata Bonilla (Gavi), que será também uma homengem ao paleontólogo amador de Pombal João Faria.

Às 17 horas, decorrerá no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Pombal um magusto de São Martinho, aberto a toda a comunidade, animado pelo Grupo Rastolhice – Cante Alentejano.

A celebração do Dia do Município de Pombal encerarrá, às 21:30 horas, no Teatro-Cine de Pombal, com um concerto pelo Coro Municipal Marquês de Pombal, com a participação da Filarmónica Artística Pombalense.

As celebrações das festas de São Martinho prosseguem no domingo, dia 12, com a Rota de São Martinho (BTT/cicloturismo), o Campeonato Nacional de BMX Freestyle 2023, o Dia da Família da Paróquia de Pombal, a presença do “camião SIC” no âmbito do programa “Domingão”, a realização da Feirinha de São Martinho (no Jardim do Cardal) e o concerto “Hera nos Museus” no âmbito da inauguração da exposição “Partilhas”, com trabalhos executados por colaboradores do município, no Celeiro do Marquês – Centro Cultural de Pombal.