Sociedade

Politécnico de Leiria prepara mais três novos doutoramentos

8 nov 2023 16:19

Instituição de ensino superior já tem dois programas doutorais

politecnico-de-leiria-prepara-mais-tres-novos-doutoramentos

O Politécnico de Leiria vai submeter três novos programas doutorais para avaliação, em associação com universidades e institutos politécnicos nacionais e internacionais.

O anúncio foi feito durante a sessão solene por Carlos Rabadão, que referiu que a instituição já ministra "actualmente dois cursos de doutoramento em associação com as Universidades de Aveiro e do Minho".

Na próxima semana, serão submetidos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior três propostas para a criação de novos programas doutorais, "em associação com universidades e institutos politécnicos nacionais e internacionais”.

O Politécnico de Leiria, possui o “corpo docente doutorado necessário para cumprimento dos requisitos legais necessários” para se “afirmar como universidade”. “Temos unidades de investigação com trabalho muito relevante, com nível elevado de internacionalização e com muito boa avaliação por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2024, contamos passar a cumprir com o derradeiro requisito necessário para constituir uma universidade, o número mínimo de três programas de doutoramento em funcionamento”, reforçou o presidente do Politécnico de Leiria.

Desta forma, a instituição “passa a reunir as condições necessárias para se afirmar como Universidade de Leiria e Oeste”. “Uma universidade plena, sem perdermos a nossa génese actual (…), podendo outorgar todos os graus académicos e ministrar todos os cursos previstos na lei".
 
O lançamento, em breve, da empreitada para a construção da nova Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, nos terrenos da antiga prisão-escola e o terminus de um novo laboratório de fabrico digital directo e o início das “obras de requalificação das infra-estruturas de I&D e do 'hub' de inovação em saúde” são intervenções previstas.

Estão também previstas intervenções nos edifícios pedagógicos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche e, em 2024, serão ainda lançadas as empreitadas para a construção de cinco novas residências de estudantes: Leiria (2), Pombal (1), Caldas da Rainha (1) e Peniche (1).
 
O presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, Pedro Lourtie, disse que “o ensino superior não deve servir apenas para a formação técnica e científica, mas também para a formação cívica, humana, democrática e formação de cidadãos”.

Pedro Lourtie desafiou ainda os estudantes a “compreender o mundo e as questões sociais que hoje se colocam”, como as climáticas, e aconselhou-os a pensarem nas “desigualdades entre países, e dentro de cada um, e as suas consequências”, assim como “formas de discriminação, o racismo e outros ismos”.

Referindo que “os empregadores valorizam cada vez mais as competências além das científicas e técnicas”, Pedro Lourtie recomendou aos jovens o desenvolvimento de “iniciativa, espírito critico, capacidade de trabalho em equipa”.