Viver

Hotel literário ganha 20 mil livros

4 out 2018 00:00

Serviço público e social conquista Fundação Gulbenkian.

hotel-literario-ganha-20-mil-livros-9309
Paula Sofia Luz

“Um dia encontrei a Mafalda Milhões (ilustradora) num avião, em Bolonha. E ela falou-me na possibilidade de criarem livrarias em Óbidos, e que tinha de ser uma coisa para a Ler Devagar. Porque havia um projecto de regeneração urbana, vários edifícios em ruínas que podiam ser convertidos em espaços de criatividade”.

José Pinho conta esta história (datada de 2012) ao JORNAL DE LEIRIA no final do documentário A propósito de Buñuel, na Casa José Saramago, outro troféu conquistado pela vila. O livreiro é, afinal, um dos mentores da Óbidos Vila Literária, que actualmente divide a liderança da associação cultural com Telmo Faria, ex-presidente da Câmara.

Desse tempo em que tudo era génese recorda como alguns editores livreiros já tinham a ideia de fazer uma cidade do livro em Portugal, e como calhou tão bem essa vontade de Óbidos. “Propusemos 11 livrarias, o que era sempre o maior dos riscos, numa terra que apesar de ter muitos visitantes tem apenas 100 habitantes”, lembra José Pinho.

Na verdade, quem conhece Óbidos sabe que é assim. E que quando o sol se põe quase se assemelha uma vila-fantasma. Mas haveria de correr bem. Do projecto inicial da vila literária faziam parte cinco festivais ao longo do ano, ainda nem todos lançados.

Além do Folio, conta-se a realização do Latitudes – encontro de literatura e viajantes, que aconteceu em Abril passado. “E esperamos lançar um outro para o ano, talvez dedicado à poesia”, revela o criador, que almeja um dia poder desfrutar do Folio como visitante, ao invés de estar mergulhado em trabalho nos dias do Folio.

O sucesso conquistou-se logo a partir do primeiro ano, graças à programação de excelência. Ao mesmo tempo, a vila e a região foram respondendo à sua maneira à criação da marca, com destaque para o investimento privado.

Telmo Faria é um dos responsáveis

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ