Covid-19

Hospital de Leiria muda urgência e cria área exclusiva para doentes com Covid-19

28 mar 2020 18:35

Urgência geral passa a funcionar no edifício das consultas externas. As alterações entram em vigor amanhã, domingo.

hospital-de-leiria-muda-urgencia-e-cria-area-exclusiva-para-doentes-com-covid-19
Urgência geral vai ser transferida para o edifício das consultas externas
Ricardo Graça

A urgência geral do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, vai, a partir deste domingo, passar a funcionar no edifício da consulta externa. Com esta mudança, o actual espaço da urgência servirá exclusivamente para tratar doentes com patologia respiratória, entre os quais os que estiverem infectados com Covid-19. 


Com a nova configuração dos serviços de urgência pretende-se “evitar o cruzamento de doentes infectados por Covid-19 e não infectados, através da separação de áreas e criação de circuitos exclusivos”, explica, em comunicado, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL). 


Assim, na urgência dedicada às pessoas com patologia respiratória, “os doentes serão todos admitidos como casos suspeitos de infecção por Covid-19 e serão testados em função de critérios clínicos”. 


Os utentes que tenham resultado negativo, “podem ter alta ou ser internados numa área para doentes respiratórios não infectados por Covid-19”. Os casos positivos serão, em função dos sintomas, “enviados para recuperação em casa, devidamente acompanhados” ou internados na área exclusiva para doentes com o novo coronavírus. 


Por seu lado, os utentes que se desloquem ao HSA por patologia não respiratória devem dirigir-se ao edifício da consulta externa, onde passa a funcionar a urgência geral. No local continuarão a realizar-se as consultas presenciais não adiadas ou aquelas que forem adaptadas para serem efectuadas à distância, “por manterem carácter urgente”.   


Um esquema semelhante foi montado para a pediatria. Desta forma, o local onde até agora funcionava a urgência geral pediátrica passa ser exclusivo para atendimento de doentes com patologia respiratória. As restantes urgências de pediatria serão canalizadas para as instalações da consulta externa de pediatria. 


Por sua vez, a urgência ginecológica e obstétrica mantém-se no mesmo local. Porém, “em caso de doença respiratória, independentemente de estarem grávidas, as utentes deverão dirigir-se à urgência para tratamento de patologia respiratória”, explica CHL. 


Em relação aos serviços de urgência básica dos hospitais de Alcobaça e de Pombal está definido que os utentes que apresentem doença respiratória passarão a ser encaminhados para o HSA, de forma a que estas duas unidades funcionem apenas para os doentes sem patologia respiratória.        


As alterações serão implementadas a partir das 8:00 horas de amanhã, dia 29 de Março.