Sociedade
Homem detido pela PSP por incumprimento de liberdade condicional
O homem foi condenado em duas penas de prisão sucessivas pela prática do crime de violência doméstica contra a sua mãe
Um homem de 58 anos foi detido pela PSP de Leiria por incumprimento da liberdade condicional de que beneficiava, pelo que o homem foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria, onde irá cumprir este remanescente das penas de prisão aplicadas.
Segundo o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, o homem foi condenado em duas penas de prisão sucessivas: dois anos e oito meses, seguida de outra de três anos, ambas pela prática do crime de violência doméstica.
O homem, natural da Marinha Grande e residente em Monte Real, beneficiou de liberdade condicional, em Junho de 2023, válida até Abril de 2025.
No entanto, apesar de cumprir as regras durante os primeiros 11 meses, deixou de o fazer a partir de Maio de 2024, mantendo-se posteriormente em fuga desde Julho de 2025.
Estava, à data do início deste incumprimento das regras de liberdade condicional, a cerca de um ano do termo da pena. A detenção ocorreu em cumprimento de mandado emitido pelo Tribunal de Execução de Penas de Coimbra.
Os factos que deram origem às condenações ocorreram em 2013 e tiveram como vítima a sua mãe, então com 80 anos de idade. Os crimes incluíram violência psicológica recorrente, ameaças de morte, danos reiterados em bens da habitação da vítima, arrombamento da residência e mesmo agressões físicas que provocaram hematomas na face da idosa, a qual apresentava ainda dificuldades de locomoção e problemas de saúde significativos.