Viver

Hádoc. Em Périphérique Nord, o tuning é a porta para os anseios, temores e vitórias da emigração

12 jun 2023 08:45

A sessão de 13 de Junho, em Leiria, no Hádoc, contará com a presença do realizador Paulo Carneiro, que participará numa sessão de perguntas e respostas, aberta ao público, no final da exibição

hadoc-em-peripherique-nord-o-tuning-e-a-porta-para-os-anseios-temores-e-vitorias-da-emigracao
O regresso “à terra”, no Verão, ao volante de um carro topo de gama, é uma das formas de afirmação da comunidade
DR

Parceria JORNAL DE LEIRIA e Hádoc - Festival de Cinema Documental
Texto de Nuno Granja, coordenador e programador do Hádoc

A sinopse de Périphérique Nord, o penúltimo filme a ser exibido na edição de 2023 do hádoc, é relativamente curta: Paulo Carneiro, o realizador deste documentário, faz 2 mil quilómetros ao volante do seu Toyota Celica vermelho, para encontrar, na Suíça, outros apaixonados pelos automóveis.

Esta é a estética de Périphérique Nord: carros, tuning e uma quantidade abismal de filmagens nocturnas.

É uma falácia. Há, na realidade, muito mais a dizer acerca deste filme. Paulo Carneiro é, provavelmente, um dos mais talentosos novos realizadores portugueses e a sua abordagem ao cinema é repleta de múltiplas camadas, duplos sentidos, e um abraçar desbragado de desafios técnicos. Com Périphérique Nord, o mundo dos automóveis e da alteração dos veículos é uma porta de entrada para chegar a um determinado núcleo de emigração, aos seus anseios, temores, vitórias e frustrações.

Serão cerca de um quarto de milhão, os portugueses actualmente a viver na Suíça, a grande maioria emigrada por questões económicas, e que lutam diariamente para melhorar as suas condições de vida. O regresso “à terra”, no Verão, ao volante de um carro topo de gama, é uma das formas de afirmação da comunidade, ainda que muitos enjeitem esta atitude e a descartem como inadequada. São estas contradições, expectativas e afirmações que Périphérique Nord serve ao espectador, uma construção entre o documental e a ficção, o cinema do real, que Paulo Carneiro enquadra de forma bastante clássica e cuidada.

Se mais razões fossem necessárias para não perder a apresentação de Périphérique Nord, em Leiria, a sessão de 13 de Junho, no hádoc, contará com a presença do realizador, que participará numa sessão de perguntas e respostas, aberta ao público, no final da exibição.

Périphérique Nord
Realização de Paulo Carneiro
Périphérique Nord | 72 min | Portugal, Suíça, Uruguai | 2022 | m/12
13 de Junho, Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30

* IndieLisboa 2022 –    Menção Especial Melhor Realização
* Visions du Réel 2022 – Seleção Oficial
* DocPoint 2023 – Seleção Oficial