Viver

Há Música na Cidade, Extramuralhas e ex-Supertramp marcam Leiria em 2019

7 fev 2019 00:00

Animação | Aposta na internacionalização, na música, recriações, teatro, cinema e primeiras parcerias regionais da Rede Cultural 2027.

Fotografia: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

De acordo com números revelados pela Câmara de Leiria, durante a apresentação da programação cultural e de animação para 2019, no ano passado, foi registada a passagem de mais de um milhão de “consumidores de eventos culturais” na cidade e nos eventos do concelho.

Numa apresentação marcada pelo discurso de intenção de criação de sinergias e de parcerias com os 26 concelhos que fazem parte da Rede Cultura 2027 e com as associações e agentes culturais locais, com vista a uma candidatura à Capital Europeia da Cultura 2027, Gonçalo Lopes, vereador da Cultura, anunciou uma aposta maior na promoção dos eventos a nível nacional e internacional, com espectáculos de maior dimensão.

Entre outras novidades, o autarca referiu o regresso da grande festa da música de Leiria, o Há Música na Cidade, criado e organizado pelo JORNAL DE LEIRIA, no dia 5 de Outubro, reafirmou o concerto que juntará o antigo vocalista dos Supertramp, Roger Hodgson, aos Xutos e Pontapés, e, a partir de 22 de Fevereiro, desvendou a realização de um Conselho Geral com os presidentes dos 26 municípios da Rede Cultura 2027.

Anunciou também encontros com os programadores culturais desses concelhos para definir estratégias comuns. Será ainda criada uma base de dados com a programação de todos os agentes do território e uma aplicação móvel para divulgar os eventos em todo o território da candidatura.

Março
A Orquestra Jazz de Leiria volta ao palco do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), nos dias 2 e 3 de Março, com um concerto com Jorge Palma. Dada a grande procura por este espectáculo, a OJL foi forçada a marcar uma segunda data e segundo concerto.
A bienal Ronda Poética está de volta em 2019, entre 20 e 24 de Março, data que coincide também com a realização de mais uma edição do Leiria Film Fest.
Mário Laginha e Pedro Burmester também têm um encontro marcado com o público no TJLS, no dia 23, com o concerto de arranque da edição deste ano do Festival Música em Leiria e segue com PaGaGnini, no dia 30.
A Feira do Livro, que acontecerá entre 27 e 31 de Março, irá apresentar novidades e escritores convidados nacionais e internacionais.

Abril
A 8.ª edição do hádoc – Festival de Cinema Documental de Leiria, organizado pela associação cultural ecO, vai levar uma selecção dos melhores filmes documentais de 2018, ao Teatro Miguel Franco nos dias 16 de Abril, 28 de Maio e 11 e 18 de Julho.
A Sinopse, o primeiro festival de teatro do ano, da responsabilidade do Te-Ato, acontece entre 19 e 28 de Abril.
Ivan Lins é o artista convidado para um grande concerto no TJLS, no âmbito do Festival Música em Leiria, no dia 25 de Abril.
O Festival Metadança fará o seu regresso entre 27 de Abril e 5 de Maio, desta vez sediado no Moinho do Papel, apresentado novas criações e exposições que cruzam fotografia e dança.

Maio
O mês dedicado à cidade abre com um concerto internacional com Xutos e Pontapés a fazerem a primeira parte de Roger Hodgson, lendária voz dos Supertramp. Ao longo da Feira de Maio, haverá ainda outros concertos e eventos no recinto do certame.

Junho
Leiria há 100 anos: 1919 é o tema da viagem no tempo que a cidade faz, a 1 e 2 de Junho, com a ajuda de grupos de teatro, ranchos e filarmónicas.
O Festival A Porta tem presença marcada entre 14 e 23 de Junho, nas margens do Rio Lis e no centro histórico de Leiria.

Julho
O Festival de Teatro Novos Ventos volta a percorrer quatro freguesias montando espectáculos com a comunidade e levando companhias de valor reconhecido às localidades.
1411: As memórias do Moinho é o tema abordado na edição deste ano do Leiria Medieval, que irá acontecer entre 18 e 21 de Julho.

Agosto
Extramuralhas é sinónimo de Agosto, na cidade do Lis. A 10.ª edição do festival gótico, entre 29 e 31 de Agosto, contará com 12 concertos e seis serão gratuitos. Entre os artistas mais esperados está a mítica banda She Wants Revenge, que promete esgotar o TJLS.
A Festa Silenciosa e o Carnaval de Verão, dias 17 e 18 de Agosto, são dois eventos que pretendem animar a praia do Pedrógão, no mês maior da estação.

Setembro
A Ópera no Património é uma das grandes apostas de Leiria e Batalha na programação deste ano.
O Cinema Vadio ocupa, este ano, um mês mais tarde, o Jardim da Vala Real, com sessões de cinema ao ar livre.
O Leiria Paredes com história voltará a convidar alguns dos melhores artistas de arte urbana nacionais e internacionais.
O Festival Acaso, organizado pel’O Nariz, arranca também em Setembro e estender-se-á até Outubro.

Outubro
O Há Música na Cidade, momento de comunhão dos agentes culturais em torno da música, volta a Leiria, no dia 5 de Outubro. A organização e promoção voltará a ser, como sempre, do JORNAL DE LEIRIA.

Novembro
O mês arranca com um roteiro de escritores, seguindo- se as feiras do mel e do vinho, e o Festival Chícharo da Serra, em Santa Catarina da Serra.

Dezembro
Leiria Cidade Natal, entre 29 de Novembro e 5 de Janeiro, e Passagem de Ano, a 31 de Dezembro, encerram o ano cultural e de animação de Leiria.