Economia

Há mais turistas em Leiria, maioria não dispensa uma visita ao castelo

26 ago 2017 00:00

Turismo. Tem aumentado o número de visitantes que procuram Leiria. Por curiosidade, por terem ouvido falar ou por ficar na rota definida, são cada vez mais os que se deslocam à cidade do Lis. O castelo é paragem obrigatória.

Fotografias: Raquel de Sousa Silva
Raquel de Sousa Silva

Franceses, sobretudo, mas também espanhóis, portugueses, holandeses… São das mais diversas nacionalidades os turistas que demandam Leiria, onde de ano para ano se nota um aumento do número de visitantes, confirmam as unidades hoteleiras ouvidas. Fomos tentar perceber quem são e que motivos os trazem à cidade do Lis.

Herman de Vries e Birgit Brouwer estiveram em Leiria na passada quinta-feira, com os dois filhos. Foi a primeira vez que vieram. Porquê? “Queríamos visitar a cidade, que constava de um livro que tínhamos sobre Portugal. Disseram-nos que era uma cidade bonita para visitar, e cá estamos”, contou o casal holandês ao JORNAL DE LEIRIA.

Visitaram o castelo - “muito bonito. Visto de fora parece um pouco em ruínas, mas já lá dentro percebe-se que tem muito para oferecer” -, algumas igrejas e “a casa dos pintores”, ponto de partida da visita ao novíssimo Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, que conta ainda com a Igreja da Misericórdia.

Gostaram, mas nem isso os fez ficar mais do que um dia na cidade, onde nem sequer pernoitaram. É que era a sua primeira vez em Portugal e o programa era ambicioso para apenas 13 noites de estadia: Lisboa, Porto, Batalha, Fátima, Óbidos, Nazaré…

Em Julho e Agosto (até meados do mês), o hostel Atlas, no centro histórico de Leiria, registou um aumento de 5% nas dormidas face a igual período do ano passado. Para Hugo Domingues, um dos sócios, tal deve-se a um “aumento generalizado do turismo em todo o País”, tendência de que Leiria também beneficia. Neste estabelecimento, 60% dos hóspedes são portugueses, os restantes estrangeiros, sobretudo espanhóis. Ficam em média dua

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ