Sociedade

Governo admite reverter anulação do investimento na ETES

18 mai 2017 00:00

Recilis recorre de anulação de contrato e pede mais tempo para a despoluição do Lis

governo-admite-reverter-anulacao-do-investimento-na-etes-6480
Maria Anabela Silva

Há ainda uma réstia de esperança para a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) do Lis.

Depois de ter anulado o contrato de financiamento e anunciado que iria afectar a verba a outro projecto, o Ministério da Agricultura, reuniu, na semana passada, com autarcas da região a quem manifestou disponibilidade para reconsiderar a decisão e a viabilizar a obra.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, sobre as medidas que poderiam ser tomadas no caso de a estação de tratamento não avançar, o Ministério do Ambiente informa que “o projecto da ETES do Lis ainda não está formalmente abandonado”, decorrendo “o prazo para que a Recilis apresente o seu recurso sobre a proposta de decisão de encerramento do programa Proder, onde está incluído o financiamento deste projecto”.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, o recurso à anulação do concurso já foi apresentado pela Recilis que, no âmbito desse procedimento, terá enviado elementos em falta no processo e pedido mais tempo para “reorganizar” a parceria de financiamento da obra. Isso mesmo foi transmitido numa exposição enviada à entidade de gestão do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e remetida ao município da Batalha.

“Na segunda-feira, o presidente da Recilis esteve presente na reunião da CIMRL [Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria] onde se comprometeu a enviar a exposição, o que cumpriu.

No recurso entregaram documentos que estavam em falta e requereram mais tempo, entre 90 a 120 dias, para que a parceria de financiamento privado possa ser reorganizada”, revela o presidente da Câmara da Batalha.

Segundo Paulo Batista Santos, “há disponibilidade da entidade de gestão do PDR 2020 para deferir essa reclamação” e conceder uma nova prorrogação do prazo. “

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.