Sociedade

GNR já detectou 11 descargas de efluentes suinícolas este ano no distrito

13 fev 2021 11:55

Maioria das ocorrências teve lugar nos concelhos de Leiria e de Alcobaça.

gnr-ja-detectou-11-descargas-de-efluentes-suinicolas-este-ano-no-distrito
Das nove descargas detectadas em Janeiro, seis envolveram despejo de efluentes no solo
GNR
Maria Anabela Silva

Desde o início do ano, a GNR detectou 11 descargas ilegais de efluentes suinícolas no distrito. De acordo com dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA, desde o início do ano foram identificadas oito situações de descarga para o solo e três para linhas de água, totalizando, assim, 11 ocorrências.

Destas, cinco tiveram lugar no concelho de Leiria, nas localidades de Amor, Bidoeira de Cima e Texugueira; quatro em Alcobaça (Castanheira, Alfeizerão, Benedita e Moleanos), uma em Porto de Mós (Boieira) e uma na Marinha Grande (Amieira).

Só num mês – Janeiro de 2021 -, a GNR identificou no distrito nove descargas, ou seja, mais de metade daquelas que tinham sido denunciadas ao longo do último ano, quando se registaram 14 ocorrências. Quatro das nove descargas detectadas em Janeiro foram identificadas na última semana do mês, todas elas no concelho de Leiria.

Já esta semana, o Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Leiria da GNR detectou mais duas descargas provenientes de duas explorações suinícolas nas localidades de Boieira, em Porto de Mós, e Amor, no concelho de Leiria.

Em comunicado, a GNR explica que estas últimas situações foram identificadas no decorrer de acções de policiamento direccionadas para a prevenção e detenção de alterações às características dos recursos hídricos, levadas a cabo no do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ