Covid-19

GNR intensifica patrulhamento e sensibilização para as regras do Estado de Emergência

17 abr 2020 12:08

Operação Fique em Casa II realiza-se até segunda-feira em todo o País

gnr-intensifica-patrulhamento-e-sensibilizacao-para-as-regras-do-estado-de-emergencia
GNR vai intensificar contacto com população idosa, só ou isolada
GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá realizar a partir de hoje, dia 17, e até ao próximo dia 20 de Abril, a operação Fique em Casa II, de intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização.

Vai decorrer em todo o território nacional e tem o objectivo de apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência.

Durante a operação, serão empenhadas as várias valências da GNR, sendo o esforço orientado para a verificação do cumprimento do confinamento obrigatório por parte dos cidadãos, “zelando para que a população se abstenha de deslocações desnecessárias” e para o apoio aos mais vulneráveis e desfavorecidos.

Neste particular, continuará a promover o programa 65 Longe+Perto, de “contacto com a população mais idosa”, sobretudo a que vive sozinha ou isolada, elucidando sobre as regras específicas decretadas para o Estado de Emergência.

Procura ainda sinalizar situações de idosos que, por força do maior isolamento social, necessitem de uma abordagem ao nível psicológico.