Sociedade

GNR detecta nova descarga ilegal de resíduos no rio Lena

6 abr 2020 14:19

Proveniente de exploração pecuária no concelho de Batalha.

gnr-detecta-nova-descarga-ilegal-de-residuos-no-rio-lena
Descarga decorreu no concelho da Batalha
GNR

Dando resposta às “sucessivas denúncias de alterações de características da bacia hidrográfica do rio Lis”, os militares do Núcleo de Protecção Ambiental de Leiria do Comando Terriotorial da GNR têm vindo a patrulhar os recursos hídricos da região. 

Foi numa dessas acções diárias e ininterruptas de monitorização das linhas de água nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós que detectaram, no passado sábado, dia 4, uma descarga ilegal de um efluente pecuário para uma linha de água, no rio Lena.

Proveniente de exploração pecuária, no concelho de Batalha, apresentava alterações “notórias de características, nomeadamente a sua cor e odor”. Foi a quarta, desde 29 de Março.

Provinha de um tanque de armazenamento de efluentes de exploração pecuária a descarregar directamente para o solo, que, por acção do declive, se introduziam em afluente do Rio Lena.

Identificado o ponto de origem da descarga, foi elaborado um auto de notícia pelo crime de poluição dos recursos hídricos, punível com pena de prisão até três anos ou pena de multa até 600 dias.

Os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Porto de Mós.