Sociedade

GNR detém homem suspeito de violência doméstica e descobre três quilos de explosivos

23 out 2020 12:15

Homem de 35 anos foi detido em flagrante delito nas Caldas da Rainha

gnr-detem-homem-suspeito-de-violencia-domestica-e-descobre-tres-quilos-de-explosivos
GNR apreendeu explosivos na casa do arguido
GNR

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, anunciou hoje que deteve em flagrante delito um homem de 35 anos pelo crime de violência doméstica, no dia 19 de Outubro. 

Segundo uma nota de imprensa, no âmbito de uma denúncia por violência doméstica contra a sua mulher, de 39 anos, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e apuraram que o suspeito ameaçou de morte, com recurso a arma de fogo, a vítima, com quem mantinha uma relação de 16 anos.

Após a sua detenção, no seguimento das diligências policiais, no dia seguinte, foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido e anexos, culminando na apreensão de três quilos de explosivos (petardos) e 95 munições de calibre 6,35mm.

Foram ainda elaborados dois autos de contra-ordenação por falta de documentação no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), punível com uma coima no valor máximo de dois mil euros e, pela detenção de aves (espécie exótica e espécies autóctones) sem a devida documentação, punível com uma coima no valor máximo de 3.740 euros.

Os militares encontraram um papagaio cinzento “Psittacus erithacus”, um pintassilgo “Carduelis carduelis”, um lugre “Spinus spinus” e um tentilhão “Fringilla coelebs”.

Depois de ter sido presente ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha, foi-lhe aplicada a medida de coacção de termo de identidade e residência.

Esta acção contou com o reforço do Posto Territorial de Benedita, Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha e uma equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos do Comando Territorial de Leiria.