Sociedade

Francisca Passos Vella chama a atenção para a violência numa relação homossexual

18 out 2020 15:05

Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Clique em cima na imagem para ver o vídeo


A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.

Os 54 segundos produzidos por Francisca Passos Vella chamam a atenção para a violência numa relação homossexual.

Francisca Passos Vella é licenciada pela Universidade de Évora, no curso de Teatro, iniciou o seu percurso artístico no grupo de teatro “Improviso”, com peças de criação colectiva.

Após a sua licenciatura, estreou-se como encenadora no grupo de teatro amador: “SOM - Sport Operário Marinhense”, com a peça “Sombras do Absurdo“, a partir da obra de Karl Valentin.

Com uma pós-graduação em Arte Contemporânea e mestrado em Realização de Cinema e Televisão, ambos pela Escola Superior Artística do Porto, desenvolveu trabalhos como encenadora, actriz, directora artística e produtora.

Criou também trabalhos no campo da performance, artes plásticas e realização cinematográfica.

Francisca encontra-se no momento a trabalhar para o grupo de teatro “O Nariz”, como actriz e como professora de expressão dramática.

É também formadora e professora de teatro de diversas faixas etárias, mas desenvolve principalmente trabalho com adolescentes.

A sua área de pesquisa e foco de trabalho pessoal passa por questões de identidade de género, feminismo, contemporaneidade do espectáculo e burlesco/cabaret.

Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Durante os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes.