Sociedade

Vais assim vestida? Precisas de dinheiro para quê? A AI alerta para o domínio e manipulação

14 out 2020 18:14

"54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia

Clique em cima da imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o nono vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o Jornal de Leiria se associou.

Chama-se 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Novos filmes serão apresentados diariamente, durante 54 dias.

A Amnistia Internacional forma uma comunidade global de defensores dos Direitos Humanos.
Teve início em 28 de Maio de 1961. A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado "Viva a Liberdade!" na via pública.
 
O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.
 
Um mês após a publicação do apelo, Benenson já havia recebido mais de mil ofertas de ajuda para recolher informações sobre casos, divulgá-las e entrar em contacto com governos.
Dez meses depois, representantes de cinco países estabeleciam as bases de um movimento internacional.
 
O primeiro presidente do Comité Executivo Internacional da organização (1963 a 1974) foi Sean MacBride, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974.
 
A visão da AI Portugal é a de um mundo em que cada pessoa desfruta de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros padrões internacionais de Direitos Humanos, e em que Portugal seja um modelo na promoção e defesa dos direitos humanos.
 
A missão da AI Portugal é cumprir a sua visão, promovendo investigação e acção destinadas à prevenção e combate dos graves abusos à integridade física e mental, à liberdade de consciência e de expressão, sobre o direito à não discriminação, no contexto de uma promoção de todos os Direitos Humanos, de forma eficiente, fiável e influente.
 
De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, foram registadas 153 ocorrências de violência doméstica no concelho de Leiria. À semelhança do panorama nacional, 90,10% das situações referem-se a vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (72.6%), que se encontram numa relação de conjugalidade ou equiparada com a pessoa agressora (52.2%), refere o Diagnóstico Social do Concelho de Leiria.

O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.

Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.