Sociedade

GiraComigo chegou ao fim, mas deixou “sementes” de inclusão no bairro da Cova das Faias

23 nov 2022 19:51

Projecto da InPulsar -  Associação para o Desenvolvimento Comunitário, desenvolveu competências da comunidade cigana no bairro social da Cova das Faias, em Leiria.

giracomigo-chegou-ao-fim-mas-deixou-sementes-de-inclusao-no-bairro-da-cova-das-faias
Uma das oficinas criativas procurou fortalecer a “identidade” do bairro
Paulo Teixeira
Maria Anabela Silva

Durante quase 18 meses, houve sessões de educação emocional e de literacia, encontros onde se falou da história e da cultura ciganas e oficinas criativas, onde, por exemplo, se construiram caixas flamencas e criaram placas com frases escolhidas pelos moradores para identificarem as suas casas. 

O GiraComigo, mais um projecto de inclusão social que a InPulsar levou a cabo no bairro social da Cova das Faias, chegou ao fim, mas deixou “sementes” de inclusão, como foi sublinhado por vários intervenientes que hoje participaram na sessão de encerramento do programa. 

Pegando no exemplo das caixas flamencas, Lisete Cordeiro, directora-geral da InPulsal, frisa que os instrumentos feitos pelos participantes no projecto vão ficar e permitir que as crianças e os jovens possam “continuar a trabalhar a música, uma questão que valorizam”. 

Fica também o mural, criado por um artista e por moradores, que participaram “em todas as fases do projecto”, bem como as placas que estão a ser colocadas nas casas, com frases escolhidas pelas famílias. Ficam ainda as aprendizagens em áreas como a literacia que permitiram, por exemplo, que alguns adultos, que “nunca tinha ido à escola”, conseguissem construir “pequenos textos”, como relatou Rita Felizardo, técnica da InP ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ