Sociedade

GIPS e PSP começam hoje a fiscalizar terrenos em Leiria

24 fev 2016 00:00

Brigadas vão identificar infracções à legislação de defesa da floresta.

gips-e-psp-comecam-hoje-a-fiscalizar-terrenos-em-leiria-3152

O Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e a PSP de Leiria deram hoje início a uma operação no concelho de Leiria no âmbito da sua missão de prevenção dos incêndios florestais.

Durante dois dias, as brigadas vão percorrer o concelho e identificar as infracções à legislação de defesa da floresta, que obriga à gestão do combustível numa faixa de 50 metros à volta das edificações isoladas ou de 100 metros no caso de aglomerados populacionais. 

Nesta acção, os GIPS da GNR e a PSP vão fazer o levantamento das situações de infracção, sendo a informação transmitida à Protecção Civil de Leiria, que procederá ao seu envio às Juntas de Freguesia, dando a possibilidade aos responsáveis pela gestão dos terrenos de ecfetuarem a limpeza voluntariamente até dia 15 de Abril.

Após esta data será efectuada nova operação de fiscalização, sendo que os casos de infracção poderão dar origem a contra-ordenações.

Além dos casos relativos à limpeza dos terrenos serão identificadas outras infracções, como o abandono de resíduos perigosos e não perigosos, pneus e veículos em fim de vida nos espaços rurais, a existência de poços e aberturas no solo sem o devido resguardo e protecção e ainda a existência de pinheiros secos que poderão estar infectados com o nemátodo.