Viver

Gastronomia e animação cultural pautam II Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira

16 mai 2023 11:56

Iniciativa irá decorrer nos próximos fins-de-semana, nos dia 20, 21, 27 e 28 de Maio

gastronomia-e-animacao-cultural-pautam-ii-festival-do-arroz-de-marisco-da-praia-da-vieira
Segunda edição do evento, que visa promover produtos endógenos
Daniela Franco Sousa/arquivo JL

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de Maio realiza-se o II Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira, iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, com apoio do Município da Marinha Grande.

Segundo a organização, por cada dose de arroz de marisco consumida durante os dias do certame, nos restaurantes aderentes (Barrote, O Búzio, Cabral, O Telheiro, Flor do Liz, Lismar, Mirante, Naufragil, O Coelho e Sun7), serão atribuídas senhas, que irão a sorteio dia 29 de Maio.

O sorteio será transmitido em directo na página do Facebook da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, a partir do Espaço Museu Cultura Avieira.

Os contemplados poderão usar vales de desconto, no valor de 15 euros, de 1 a 30 de Junho num dos estabelecimentos aderentes. A validação será efectuada mediante apresentação do vale e um documento de identificação, cujo nome deverá ser o mesmo que está associado ao número premiado.

A Junta de Freguesia irá ressarcir os restaurantes em 50% do valor de cada vale, sendo a outra parte suportada pelos restaurantes escolhidos para o regresso dos clientes, "numa clara demonstração de que os agentes económicos e a autarquia trilham juntos o caminho da valorização dos recursos endógenos, como é o arroz de marisco, e de todos os elementos que vincam a identidade desta localidade, que tão bem sabe receber os seus visitantes", realça a organização.

No que concerne à componente cultural, a animação terá um carácter itinerante, de modo a que todos os visitantes da Praia da Vieira e a generalidade da população possam assistir de perto às várias actuações.

No dia 21, a partir das 13:30 horas, a animação estará a cargo do Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira e do Rancho Folclórico Os Avieiros do Escaroupim.

Já no último fim-de-semana, dias 27 e 28, as bandas Agarrat'ÓBrass e Trinca Espinhas irão animar as ruas da Praia da Vieira durante as horas das refeições (jantar e almoço, respectivamente).