Sociedade

Gastão Neves lidera lista do CDS-PP à Assembleia Municipal de Leiria

30 jun 2017 00:00

Ex-vereador e candidato do PSD à Câmara de Leiria, concorre agora como independente pelo CDS-PP.

gastao-neves-lidera-lista-do-cds-pp-a-assembleia-municipal-de-leiria-6739
Maria Anabela Silva

Depois de gorada a possibilidade de uma candidatura independente à Câmara de Leiria, Gastão Neves vai ser o cabeça-de-lista do CDS-PP à Assembleia Municipal. Para tal, o advogado e ex-autarca social-democrata já formalizou o pedido de desfiliação do PSD, partido pelo qual foi vereador e candidato à Câmara, em 2013, acabando, no entanto, por se retirar da corrida antes das eleições.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Gastão Neves explica que “não foi possível ultrapassar” determinadas questões relacionadas com a candidatura independente, nomeadamente, “ao nível dos apoios financeiros”.

Face a essa dificuldade, acabou por aceitar a proposta do CDS-PP, cuja distrital e nacional lhe deram “todo o apoio” e “total liberdade” para fazer a lista, “sem qualquer imposição de militantes e/ou pessoas”.

“Há uma união de esforços para arranjar uma alternativa com o espírito da candidatura independente que estava a ser preparada”, acrescenta Gastão Neves, sublinhando que o objectivo é “trazer à assembleia uma nova discussão” e “esgotar o papel” deste órgão autárquico, que, no seu entender, “não se deve restringir à mera fiscalização da actividade da Câmara”.

Para o candidato, apesar de não ter poder executivo, a assembleia municipal “pode e deve fazer mais, não estando apenas à espera da agenda da Câmara”, mas “propondo também a discussão de determinadas matérias” e dando “orientações ao executivo ao nível da intervenção cultural, social, ambiental e da mobilidade, por exemplo”.

Natural de Souto da Carpalhosa, mas a residir em Leiria, Gastão Neves é advogado e foi vereador do PSD entre 2009 e 2013.