Sociedade

Futuro do ensino superior passa pelo ensino à distância

24 mai 2018 00:00

Acácio de Sousa, director do ISLA de Leiria

futuro-do-ensino-superior-passa-pelo-ensino-a-distancia-8707
Alexandra Barata

O futuro do ensino superior passa pelo ensino em e-learning e em blearning. A convicção é de Acácio de Sousa, 67 anos, director do ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria, há cerca de um ano.

A instituição de ensino do Grupo Lusófona tem a funcionar o curso de Gestão de Bibliotecas Escolares em regime de ensino à distância há alguns anos e põe a possibilidade de abrir o curso de Arquivo. “Esta é uma aposta a desenvolver no futuro”, assegura Acácio de Sousa.

“Hoje, as tecnologias permitem criar salas de aula virtuais atraentes”, argumenta. “Há uma maior comodidade para os alunos, porque é a escola que vai até eles, em vez de serem eles a vir à escola.”

Acredita, por isso, que este regime de ensino permitirá captar mais estudantes. A partir do próximo ano lectivo, o ISLA de Leiria vai alargar a oferta formativa. “Em parceria com a Escola de Moda de Lisboa, vamos abrir um MBA ou uma pós-graduação em Marketing de Moda”, revela o director.

A passagem dos cursos livres de Gestão para executivos e directores de respostas sociais para seniores e de Gestão organizacional e pedagógica de creches e jardins-de-infância para MBA, ou pós-graduação é outra das possibilidades em aberto. “Foi tal o êxito que têm de ganhar outra dimensão.”

Outro dos projectos que quer concretizar, no próximo ano lectivo, consiste numa parceria com uma universidade do Rio de Janeiro, no Brasil, para promover o intercâmbio de alunos na área dos Recursos Humanos. “Lá, o curso é uma pós-graduação, com muitas cadeiras semelhantes ao nosso mestrado. Se os alunos brasileiros vieram cá fazer algumas cadeiras, ficam com o grau de mestre, por um preço mais económic

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ