Sociedade

Futuro de Pombal pode passar pela atracção de idosos estrangeiros

29 jan 2016 00:00

Presidente da Câmara lançou discussão da ideia no sábado

futuro-de-pombal-pode-passar-pela-atraccao-de-idosos-estrangeiros-2939
Jacinto Silva Duro

E se Pombal se transformasse numa cidade vocacionada para o acolhimento de cidadãos idosos de outros países da União Europeia?

O presidente da Câmara, Diogo Mateus lançou a ideia de criar uma espécie de “Florida no concelho”, durante a segunda Convenção de autarcas eleitos pelo PSD, que aconteceu no sábado, em Carnide, no decorrer de um discurso de balanço do mandato dos social-democratas à frente do município.

Antes de apresentar a ideia aos presidentes de Junta e elementos das concelhias do PSD e JSD ali reunidos, o autarca salientou que a Câmara encerrou 2015 com 23 milhões de euros de obras lançadas e com a maior parte das medidas inscritas no programa eleitoral concluídas ou em conclusão.

De seguida, salientou que Pombal é um município com uma “grande pujança industrial”, mas que precisa de se preocupar com o facto de, nos próximos 30 anos, a sua população ir envelhecer.

“Desde logo, podemos pensar na forma como esta circunstância negativa pode ser, para Pombal, um projecto altamente positivo.” Depois de ouvir opiniões e explorar projectos desenvolvidos noutras zonas do País e do Mundo, Diogo Mateus explicou que encetou o diálogo com os seus vereadores, com a Comissão de Coordenação Regional e empresários sobre as experiências no estrangeiro com cidadãos que pretendem prosseguir as suas vidas com autonomia, em locais apetrechados com serviços públicos e privados que correspondam às suas necessidades.

“O trabalho do município poderia ser o de nos empenharmos na construção de condições para que os investidores particulares possam ter unidades residenciais bem localizadas e que os serviços que são prestados em Portugal por dois ou três mil euros possam interessar também aos cidadãos que estão no centro da Europa.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo