Sociedade

Freguesias: Aprovada desagregação da Ortigosa e Souto da Carpalhosa, em Leiria

19 nov 2022 10:46

A proposta para a separação desta união, no norte do concelho de Leiria, foi aprovada por unanimidade.

freguesias-aprovada-desagregacao-da-ortigosa-e-souto-da-carpalhosa-em-leiria
Segundo "O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria", em 1218 Souto da Carpalhosa já era freguesia
DR

Está feita a primeira aprovação da proposta para a desagregação da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. A separação teve luz verde da Assembleia de Freguesia, que se pronunciou, esta quinta-feira, por unanimidade.

David Ferreira, presidente da Assembleia de Freguesia, adiantou ao JORNAL DE LEIRIA que o processo segue agora para a Assembleia Municipal de Leiria, que terá de votar a desagregação. Se também aí for ratificada, a proposta será remetida para o Parlamento. A concretizar-se, a divisão das freguesias vigorará após próximas eleições autárquicas.

O presidente da União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Sandro Ferreira salienta que esta era uma pretensão da população desde 2013, quando foram obrigados à agregação.

"Agora conseguiram concretizar o seu desejo, ao reunir as assinaturas necessárias para levarem à Assembleia de Freguesia o assunto. Compreendo que a freguesia era importante para eles", sublinha o autarca, ao referir que a União de Freguesias tem cerca de 5.100 eleitores.

Na próxima semana, será a vez da Assembleia de Freguesia de Monte Redondo e Carreira votar uma proposta de desagregação da união.

Na sede de concelho, decorre o processo de recolha de assinaturas que sustentará a proposta que um grupo de cidadãos apresentará com vista à separação da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

O Governo apresentou no final de 2020 ao parlamento uma proposta de lei que permite reverter a agregação e a extinção de freguesias ocorrida em 2013, durante o Governo PSD/CDS-PP, a que se juntaram posteriormente propostas do PCP, do PEV e do BE.

A reforma administrativa de 2013, feita pelo Governo PSD/CDS-PP e negociada com a ‘troika’, eliminou mais de mil freguesias, estabelecendo o atual mapa com 3.092 destas autarquias.

O concelho de Leiria tinha 29 juntas de freguesia, tendo passado a 18, com a agregação.