Sociedade

Forte de São Miguel Arcanjo melhorado para receber visitas à 'onda gigante' da Nazaré

22 fev 2016 00:00

Espaço exibe curiosidades sobre o submarino nazi U-963 afundado ao largo e uma maqueta em 3D sobre o canhão da Nazaré

forte-de-sao-miguel-arcanjo-melhorado-para-receber-visitas-a-onda-gigante-da-nazare-3136

Um milhão de euros é o investimento que a autarquia da Nazaré prevê para a requalificação  do Forte de São Miguel Arcanjo e dos acessos ao monumento, que se tornou no principal posto de observação das ondas grandes na Praia do Norte. 

O projecto de criação de acessos facilitados à fortaleza costeira foi anunciado no sábado, dia 20, durante a reabertura do espaço a vistas do público. “A autarquia está disponível para efectuar esse investimento e ficar na posse administrativa do Forte”, afirma o presidente da Câmara local, Walter Chicharro, em comunicado.  

O objectivo da nova temporada de visitas são as 200 mil visitas e proporcionar o conhecimento de parte da histórica da Nazaré, de um local que se tornou numa referência do surf mundial e das bases científicas sobre a formação da 'onda gigante' da Praia do Norte (Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré – Sala Instituto Hidrográfico).   

O espaço reabriu com novos conteúdos expositivos, entre eles uma maqueta em três dimensões do canhão da Nazaré e a sua influência na criação da onda gigante e informações sobre o submarino nazi U-963, que foi afundado pela própria tripulação, dias depois do fim da Segunda Guerra Mundial, junto à Pedra do Guilhim.